Chá Preto – Propriedades Medicinais

A diferença do chá preto para os demais chás feitos pela Camellia sinensis está na forma do processamento da erva, que oxida totalmente as folhas e as deixa com uma tonalidade mais escura que as dos outros chás da mesma erva.

Ele é muito popular, mais poucas pessoas conhecem seus benefícios.

A bebida também é uma grande aliada no combate da pressão alta, do envelhecimento precoce das células e previne a formação de pedras na vesícula. O consumo do chá fortalece os vasos sanguíneos e evita o entupimento das artérias, que pode causar trombose.

Uma ótima notícia para quem se preocupa com o peso, é que cada porção de 100 ml de chá preto contém apenas uma caloria. Sem contar que ele estimula o metabolismo e a queima de calorias. Também é rico em magnésio e potássio, que fortalecem os ossos, músculos e nervos. O chá preto tem ainda flúor, que protege os dentes das cáries.

Os chás feitos a partir da  Camellia sinensis (como o verde e o preto), são ricos em polifenóis, poderosos antioxidantes que protegem e limpam o organismo da ação danosa dos radicais livres, envolvidos no começo de doenças como câncer, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares.

O chá preto já é conhecido por ter antioxidantes, auxiliar na imunidade, e mais recentemente, por ter propriedades que combatem a pressão alta. Possui também propriedade de ajudar a retardar a absorção da glicose devido o polissacarídeo, um tipo de carboidrato que abrange amido e celulose, sendo muito indicado para diabéticos.

O chá preto puro, sem açúcares, adoçantes ou aditivos, quase não tem calorias, proteínas, sódio e gordura. O chá preto geralmente tem sabor mais forte e contem mais cafeína do que os outros tipos de chás. Por isso deve ser consumido com cautela, pois em excesso no organismo, a cafeína pode causar insônia e fazer com que o organismo produza mais urina.


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Chá Preto – Propriedades Medicinais”

  1. Avatar de Cleuza .
    Cleuza .

    Eu gosto muito de tomar chás principalmente à tarde, o chá das cinco, ja minha mãe, tomava e convidava as amigas para o chá . agradeço as dicas que tem me enviado.

  2. Avatar de cidinha
    cidinha

    gosto de tomar chás diariamente, inclusive o preto eo verde que eu misturo com os de frutas para disfarçar o sabor forte. Gosto de receber as dicas do arteblog.

  3. Avatar de cidinha
    cidinha

    Gosto muito de tomar chás, vario tipos inclusive uso diariamente o preto eo o verde. DICA, misturar com os de frutas disfarça o sabor forte.