Os benefícios da Acupuntura (Tira-dúvidas)

Nada melhor para esclarecer sobre a técnica de Acupuntura do que algumas respostas para perguntas simples.

  • O que é a Acupuntura?

A Acupuntura é uma forma de intervenção usada na Medicina Tradicional Chinesa. Com o passar dos séculos, difundiu-se primeiro pela Ásia (Japão, Vietnam, Coréia) e mais recentemente pelo mundo. Atualmente no Brasil é muito utilizada para o tratamento de dores crônicas (enxaquecas, dores lombares, etc) e até mesmo para cólicas menstruais e ansiedade.

  • É feita somente com agulhas?

Quando se pensa em acupuntura, se pensa em agulhas enorme perfurando o corpo, não é? Mas existe acupuntura sem agulhas. Em alguns casos no lugar das agulhas podem ser usados ímãs ou cristais que podem atingir o mesmo resultado do tratamento com as agulhas. A diferença nestes casos é que se requer um tratamento mais longo.

  • Dói?

Aliás, a acupuntura não dói. As agulhas utilizadas nessa técnica tem apenas 0,16mm de espessura. No máximo a sensação será a de uma picada de mosquito.

  • As agulhas são esterilizadas?

As agulhas utilizadas são descartáveis e esterilizadas de fábrica. Elas vêm numa embalagem lacrada, e são usadas somente uma vez. Depois de usadas, elas são descartadas.

  • Pode ser usada para tratar qualquer doença?

Sim, a acupuntura pode amenizar os efeitos e sintomas de várias doenças e tratar muitas também. No Brasil ela é utilizadas como tratamento complementar, ou seja, feito em conjunto com técnicas convencionais de medicina (uso de medicamentos, etc). Porém, já se vê muitos casos de pessoas tratadas apenas com acupuntura e que conseguiram se curar de dores crônicas.

  • O tratamento é recomendado mais comumente para quais doenças?

As doenças mais tratadas pela acupuntura são as enxaquecas, tensão pré-menstrual, osteoporose, dores nos joelhos, dor cervical, dorsalgia, ciáticas, tendinites, gastrites e outras tantas, sendo a indicação maior é no tratamento da dor.

  • Evita o uso de medicamentos?

Mundialmente, o uso de drogas está aumentando e se tornando abusivo. A acupuntura trabalha para trazer e manter o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corporal e assim, mudando a constituição do corpo, reduzindo a necessidade de medicamentos.

  • O tratamento é caro?

Não. O tratamento é feito por sessões. Para um bom resultado o paciente deve fazer no mínimo 10 sessões. Cada sessão pode custar de R$ 20 a R$ 50, variando conforme a cidade.


Publicado

em

por