Ervas Medicinais – remédios em forma de banho

Algumas ervas existentes são ótimas para aliviar ou mesmo curar certos desconfortos do corpo e da alma. Além de fazer bem, nossa pele agradece o carinho e a atenção. Muitas dessas ervas conhecemos apenas como condimentos ou mesmo para feitio de chás.

c10

Os banhos com ervas são fáceis de preparar e tem sua ação rápida. O mais indicado é que o banho seja feito com ervas in natura e não as compradas secas ou trituradas. As ervas frescas mantém suas substâncias e nutrientes que promovem as ações de curar.

Já as ervas secas ou trituras, encontradas em supermercados ou mesmo feiras livres, que foram armazenadas ou secas ao sol, perdem seus princípios ativos e não tem a mesma eficácia que a erva in natura. Conheça algumas ervas e suas características:

  • Camomila – a mais indicada devido a sua substância, azulina, um poderoso calmante natural para a pele.
  • Cavalinha/Alecrim- Protege a pele de insetos, assim como a citronela.
  • Sabugueiro – Além de ser calmante e bom para insônia, possui qualidades clareadoras. Uma dica é utilizar em uma infusão bem concentrada.
  • Confrei – muito utilizada em banhos medicinais, pois ajuda na recuperação de fraturas ósseas, inflamações, inchaços e queimaduras.
  • Calêndula – utilizada em banhos para veias dilatadas e varizes, sendo também calmante.
  • Mil em Rama – ajuda a retirar a oleosidade do corpo. Alivia inflamações do bico das mamas.
  • Amora – Se em infusão, traz de volta o brilho e viço da pele.

banho-ervas

Todos os banhos de ervas devem ser feitos após o banho convencional, já com a pessoa limpa e sempre acompanhados de óleos aromáticos. Para realizar o banho basta ferver água, na quantidade necessária para tomar um banho, mínimo de 1 litro, e depois acrescentar a erva, ou as ervas, se for uma infusão e tampar.

Aguarde de 10 a 20 minutos para que a erva solte seus nutrientes e princípios ativos na água e deixe esfriar até que fique uma temperatura agradável. O correto é fazer esse processo e já utiliza-lo. Uma dica é realizar o banho e enquanto esfria você faz sua higiene diária arrematando com o banho de erva.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Ervas Medicinais – remédios em forma de banho”

  1. Avatar de F. Guerreiro
    F. Guerreiro

    Não haja dúvida que os banhos com ervas aromáticas são excelentes para ter uma pele bem macia e reluzente.
    Agora e ainda dentro do tema banho, gostaria de saber qual o melhor shampou capilar natural, talvez à base de ervas ou outro tipo de nutientes para diminuir o efeito da seborreia.