Como limpar a casa e evitar alergias

Sabemos que tapetes, cortinas, roupa de cama, bichos de pelúcia e móveis são ótimos lugares para  os ácaros se instalarem e morarem.

Isto ocorre principalmente no inverno quando deixamos a casa mais fechada, época de ventos, costuma-se a usar mais edredons, tapetes, cortinas pesadas para aquecer o ambiente, etc.

Para que sua casa fique livre desses insetos que além de estragar as peças podem causar doenças, devemos verificar e limpar as áreas críticas com frequência. Veja algumas dicas para se livrar desses bichinhos indesejáveis:

  • Deixe o quarto arejado – Abra as janelas e deixe o ar circular durante o dia. Isto fará com que o ar se renove e não deixe lugares úmidos.
  • Aspire os móveis – Use o aspirador em almofadas, tapetes, cortinas, sofás, poltronas e no chão. Não se esqueça dos cantos e arestas. No quarto, aspire a cama, colchões, bichos de pelúcia, objetos de decoração, cadeiras, pufes, edredons, etc. Use-o em tudo que possa acumular poeira e não seja lavável com facilidade.
  • Lave – Depois de aspirar é hora de lavar. Lave tudo o que for possível, chão, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, edredons, colchas, cobertores, etc. Você pode passar um pano com algum produto a base de vinagre nas peças que não possam ser molhadas. Essa limpeza com lavagem não precisa ser feita semanalmente, mas deve ser feita com frequência para evitar o acumulo de poeira, possível criação de ácaros e retirar os já existentes.
  • Cobertores pesados, de pelos, almofadas, edredons ou peças com detalhes ou que devem ser lavadas a seco, devem ser levadas a uma lavanderias para a operação. Mas esse processo não precisa ser feito com frequência, pode ser feito antes do inverno e após o inverno, quando se vai guardar as peças no armário.
  • Troque a roupa de cama – Essas peças devem ser trocadas com frequência pois ficam em constante contato com o corpo e com o ambiente. O ideal é essa troca ser semanal.
  • Fique de olho na escolha – Cuidado na hora de escolher peças de cama, mesa, banho, decoração ou mesmo móveis. Evite peças de tecidos muito texturizados, com muitos detalhes, aveludados, como flanelas e veludos. Além do trabalho extra na hora da lavagem, muitas peças terão que ser mandadas a lavanderia e isso aumentará a sua conta no final do mês. Evite também móveis com adereços decorativos ou de difícil limpeza como as madeiras muito trabalhadas. Se não bem limpas podem acumular poeira e sujeira, estragando os móveis e sua beleza.
  • Cuidado com a umidade – Ácaros e fungos se criam em locais escuros e úmidos. Além de alergias eles provocam bolores. Por isso cuidado com vazamentos, lugares muito escuros, sem iluminação adequada, sem ventilação e de difícil limpeza e acesso. Estes lugares, como por exemplo, cantos de closets, fendas no assoalho, ou vasos de plantas, devem ser muito bem limpos e arejados. Você pode ainda utilizar algum produto especifico para acabar com os ácaros ou ainda seguir as dicas dadas aqui no Arteblog sobre como evitar formigas e outros insetos dentro de casa.


Publicado

em

por