Como deixar sua sopa mais nutritiva

Com esse friozinho, ela se torna o prato mais pedido e desejado. A sopa é muito mais do que uma refeição quentinha que espanta o frio, dá sensação de conforto e bem-estar. Ela pode ser um alimento completo, fornecendo boa parte dos nutrientes que o seu corpo precisa, além de ser muito saborosa.

Que tal algumas dicas para deixar a sua sopa mais gostosa e saudável? Veja:

  • Não use temperos prontos – Sabe o ‘amor’ que você usa na sopa? Ele pode até deixa-la mais gostosa mas têm pouquíssimos nutrientes. Os temperos prontos possuem muitos condimentos, sódio (sal) e gordura (o que o deixa mais gostoso) mas não são naturais o que só os torna práticos e não saudáveis.
  • Use a água do cozimento – Quando você for usar alimentos cozidos nas sopas, ou os cozinhe na própria sopa ou use a água do cozimento na sopa. Boa parte dos nutrientes dos legumes ficam na água.
  • Evite leite – Evite preparar sopas cremosas, com queijos, creme de leite ou mesmo leite com outro ingrediente para engrossar. O cálcio presente no leite interage com o ferro da carne e prejudica a digestão. Assim você não irá absorver nem o cálcio e nem o ferro. Além do que cremes de leite e queijos são gorduras saturadas que engordam e prejudicam a saúde, aumentando o colesterol.
  • Evite o liquidificador – Evite bater todos os ingredientes da sopa no liquidificador. Isso faz com que os nutrientes se percam. O ideal é realizar o cozimento, utilizando a água. Assim os nutrientes permaneceram na sopa, se não nos alimentos, no caldo. Caso de pessoas com problemas para mastigar ou se a sopa for para bebês, corte pedaços menores, cozinhe bem, para que vire uma pasta ou ainda peneire a sopa, amassando os pedaços de alimentos.
  • Evite congelar – Se você é do tipo que faz comida para a semana toda, evite fazer isso com a sopa. Prepare a sopa quando for consumir. Caso haja sobras ou você tenha realmente que congelar, fique sabendo que no ‘congela-descongela’ a sopa irá perder parte de seus nutrientes e do seu sabor.
  • Use tudo o que puder na sopa – Muita gente faz sopa apenas com um tipo de legume. Não é errado mas a sopa mais nutritiva é aquela que contem vários tipos de legumes, carnes, ovos, grãos, temperos, etc. Tente colocar de tudo um pouco: carboidratos como batata, arroz, macarrão, feijão, carnes, frango, peixe, grãos como lentilha, ervilha, cereais como aveia e temperos como cebolinha, salsinha, salsão, manjericão, etc. Coloque tudo o que você gosta, assim irá economizar no sal também.
  • Sopa é remédio – As sopas bem preparadas e com nutrientes podem ser ótimos remédios para gripes e resfriados. As famosas canjas e caldos ajudam na sudorese, diminuindo febres, esquentam e auxiliam na recuperação.
  • Não beba gelado enquanto toma a sopa – A mistura gelo e quente além de fazer mal para o estômago, dificulta a digestão. O gelado faz com que a sopa se cristalize no estômago criando a sensação de ‘peso’ e ‘estufamento’ na barriga.
  • Acompanhamentos – Tome a sopa com pães. Além de saboroso é muito nutritivo.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - RafaelEm: julho 19, 2011 | Em Alimentação  | Tags: , , , ,