Brócolis – propriedades medicinais

Brócolis, cujo nome cientifico é Brassica oleracea, é um vegetal que pertence à família da couve-flor, couve, repolho, rabanete, o agrião, entre outros. Com origem européia, eles são cultivados desde a época do Império Romano como um alimento valioso.

Atualmente a China é o maior produtor mundial de brócolis.

Tanto as folhas, as flores e os pedúnculos florais dos brócolis podem ser consumidos, se destacando como uma poderosas fontes de nutrientes. São ricos em

  • minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio e
  • por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K,
  • fibras alimentares, etc.

O brócolis é um alimento com pouquíssimas calorias, cerca de 36kcal em 100g.

  • Atualmente, descobriu-se que o brócolis também possui propriedades anticancerígenas.
  • E o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, úlceras e gastrites.
  • O sulforafano, substância presente no brócolis e em outros vegetais, como couve-flor e couve-de-Bruxelas, tem a  capacidade para eliminar as bactérias responsáveis pelas doenças pulmonares, prevenindo ou reduzindo as infecções que frequentemente afetam os pacientes infectados ou fumantes.

Quando a pessoa é saudável, consegue “expelir” os resíduos ou bactérias que chegam ao sistema respiratório junto com o oxigênio. Mas no fumante e nas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), grave patologia respiratória que se manifesta, sobretudo, através da bronquite crônica e do enfisema pulmonar, esse sistema de “auto limpeza” é deficiente.

Os brócolis podem ser consumidos de várias maneiras: cru em saladas, cozidos, grelhados ou como ingrediente de receitas, como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados. Quando cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes. Por isso o ideal é cozinhá-los ao vapor ou em panela tampada contendo pouca água e por pouco tempo. Assim manterá todas as suas propriedades benéficas à saúde.  Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos na geladeira por no máximo uma semana.


Publicado

em

por