Hortas orgânicas em pequenos espaços

O Sesc Bauru traz a oficina ‘Hortas orgânicas em pequenos espaços. O evento tratará dos conceitos e técnicas básicas de cultivo de hortaliças e plantas aromáticas, baseando-se na agricultura orgânica e ecológica.

hortasemcasa

A oficina aborda o preparo de sementeiras e vasos para plantios, assim como controle de pragas mais comuns. Quem ministrará o curso será a Sra. Andréia Gurgueira, da empresa Canto da Horta.

horta-em-ap

Tanto as inscrições como o curso será gratuito e realizado na sede do Sesc, no dia 27/07, quarta-feira, das 19h30 às 21h. Estão disponíveis 20 vagas. E as inscrições devem ser feitas até meia hora antes do início do curso na Central de Atendimento do Sesc.

O endereço e telefone do SESC Bauru, para mais informações é:

  • Avenida Aureliano Cardia, 6-71
  • Vila Cardia, Bauru-SP.
  • Telefone (14) 3235-1750

Mais fotos de hortas em apartamentos

horta-em-ap1

Como fazer um vaso para plantar qualquer tipo de hortaliça ou plantas aromáticas para usar em temperos na comida do dia a dia. Pode plantar cebolinha, salsinha, manjericão, alface e até tomate.

montar-um-vaso

Coloque no fundo do vaso pedaços de tijolos ou pedrinhas para fazer a base de escoamento da água.

  • Sobre as pedrinha jogue um pouco de serragem
  • Sobre a serragem adicione um pouco de terra própria para plantas em vasos. Encontra em supermercados e floriculturas.
  • Ajeite a muda e termine de encher com a terra adubada.
  • Sobre a terra pode colocar umas pedrinhas
  • No lugar da muda, pode plantar sementes da planta que logo estará nascendo

Pode comprar mudas prontas em agropecuárias ou floriculturas. É só replantar no seu vaso e cuidar, regando quando necessário e conservar em lugar que pegue pelo menos uma meia hora de sol diário. Todas as plantas precisam do sol para crescerem saudáveis e bonitas.

Cuidar para que não acumule água nas bases dos vasos que pode servir de criadouro do mosquito da dengue. As plantas não precisam de muita água, só a quantidade para conservar úmida a terra é suficiente para que ela se desenvolva muito bem.

horta-em-ap2

Horta na varanda do apartamento

horta-em-ap4

Qualquer tipo de vaso pode ser usado, de barro, de plástico, de garrafa pet ou caixotes de madeira

horta-em-ap3

horta-em-ap5

A horta pode ser uma terapia, já que pode passar pelo menos uma hora por dia para regar, tirar os matinhos, adicionar mais terra adubada e plantar novas sementes, descansando a mente. A recompensa é grande para sua saúde e ainda tem temperos fresquinhos e algumas verduras e legumes para tirar do pé e fazer a salada e dar gostos nos alimentos.

Faça uma pequena horta em apenas um vaso e vai ver que logo estará com vários e muitas plantas em sua mini fazenda.

horta-em-ap6

horta-em-ap7


Publicado

em

por