Chá de canela – receita e dicas

A canela (ou canela de ceilão – Cinnamomum verum)  já foi considerada uma das “Drogas do Sertão”, porém hoje em dia  é muito apreciada como condimento na culinária.

Ela tem várias propriedades medicinais, entre elas, inibe a falta de apetite, melhora perturbações digestivas como as cólicas mais leves, melhora a flatulência (gases), auxilia na menstruação, sendo até considerado abortivo e dá uma sensação de plenitude gástrica.

O chá de canela também pode ajudar a diminuir as chances de pegar gripe; é muito eficaz contra problemas como a acne, ótima para diminuir o colesterol e a diabetes tipo 2, ajuda também na prevenção de infecções, diminui a dor da atrite e serve ainda como um anticoagulante.

Para acne, basta juntar a canela com chá de limão e passar nas áreas mais afetadas. Mas cuidado pois o limão pode queimar a pele. Então não é recomendado para quem possui pele sensível e se tiver feridas. Após passar o produto, lave o sol antes de sair ao sol para evitar queimaduras.

Para preparar o chá de canela, você vai precisar de:

  • 2 g (de uma a quatro colheres de café) de cascas de canela
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Deixe a casca da canela de molho para extrair os princípios ativos. Depois ferva a água junto com a casca de cinco a dez minutos. Retire as cascas e beba uma xícara de chá de duas a seis vezes ao dia.

Cuidados

Gestantes não devem ingerir o chá de canela devido seus efeitos abortivos.


Publicado

em

por