Xilogravura – Técnica e dica de curso

Muito comum nas capas de cordéis, a xilogravura é uma expressão plástica cuja origem remete ao século V d.C., no Oriente Médio. É uma técnica de gravação em relevo que usa a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada no papel. Para fazer uma xilogravura é preciso uma prancha de madeira e uma ou mais ferramentas de corte, com as quais se cava a madeira de acordo com o desenho desejado.

2208

É preciso lembrar que as áreas cavadas não receberão tinta e que a imagem vista na madeira sairá espelhada na impressão; no caso de haver texto, grava-se as letras ao contrário. Depois de gravada, a matriz recebe uma fina camada de tinta espalhada com a ajuda de um rolinho de borracha. Para fazer a impressão, basta pressionar uma folha de papel sobre a prancha com tinta e fazer pressão manual, esfregando com uma colher ou com a ajuda de uma prensa.

É uma técnica bastante simples e barata, muito usada nas ilustrações das capas dos folhetos de cordel. Para termos uma idéia desta simplicidade, basta saber que os gravadores nordestinos fabricam suas próprias ferramentas de corte com pregos e varetas de guarda-chuva, por exemplo, para conseguirem diferentes efeitos no desenho.

A oficina que será realizada no Sesc Bauru, abordará a origem desse tipo de gravura e sua relação com a literatura de cordel. Sendo ministrada pela artista plástica e xilógrafa Nireuda Longobardi, de 12/07 a 17/07, sendo de terça a sexta das 18h30 às 21h30 e no sábado das 15h às 18h30.  As inscrições para as 25 vagas disponíveis, devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc de segunda a sexta, até meia hora antes do início do evento. As inscrições e o curso são grátis, não sendo recomendado para menores de 14 anos. O curso acontecerá na sala de uso múltiplo 3 do Sesc.

O endereço e telefone do SESC Bauru, para mais informações é:

Avenida Aureliano Cardia, 6-71

Vila Cardia, Bauru-SP.

Telefone (14) 3235-1750

*com informações do Wikipédia


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Xilogravura – Técnica e dica de curso”

  1. Avatar de Lyane Villar
    Lyane Villar

    Adoro receber tantas novidades.Lamento não poder ir ao curso de xilografia por ser muito longe da minha casa. Adoro aprender .Espero ,quem sabe ,q vcs venham dar o curso em Praia Grande. Obrigada .Parabens .Fiquei muito encantada . Lyane Villar