Receita de papel machê com gesso

Essa receita de papel machê é indicada para objetos decorativos pois o gesso a deixará mais dura e portanto quebra mais facilmente.

Você vai precisar de:

papel mache

  • 1/4 de rolo de papel higiênico,
  • farinha de trigo,
  • gesso em partes iguais a da farinha de trigo,
  • cola branca,
  • água e
  • uma bacia.

Como fazer:

  1. Corte o papel higiênico em pedaços pequenos, coloque em uma bacia e cubra com água. Deixe de molho de um dia para o outro.
  2. Ferva essa massa, durante uma hora, usando a mesma água do molho. Uma dica é ver se o papel está totalmente desmanchado, se não estiver, deixe mais no molho e só quando estiver todo desmanchado leve para ferver.
  3. Após ferver, desligue e coe o papel usando um pano. Coloque no pano apenas quantidades que você consiga espremer. Não misture as massas coadas.
  4. Misture a farinha de trigo e o gesso. Para cada massa, coloque uma colher da mistura da farinha de trigo e do gesso com uma colher (sopa) de cola.
  5. Amasse bem, até ficar homogênea. Não deixe muito seca pois ela pode ficar quebradiça, portanto pode se acrescentar água, aos poucos, até dar ponto a massa. O ponto é quando a massa estiver homogênea, sem ser seca e dando para trabalhar com facilidade. Se começar a vazar água da massa, foi colocado muita água para consertar deve-se acrescentar gesso.
  6. Pronto. A massa está pronta para ser trabalhada.
  7. Não deve se preparar mais massa do que vai usar, pois depois do gesso secar, você irá perder a massa.


Publicado

em

por