Chá Verde – Propriedades medicinais e receita

O sabor é amargo, mas os benefícios são muitos. Feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis é chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto feito com a mesma erva. Muito popular na China e no Japão, vem se popularizando nos demais países, inclusive Brasil.

CH_VER~1

Um dos benefícios do chá é a prevenção de câncer, atribuída aos flavonóides e às catequinas presentes na erva e que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama.

Contêm também manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, E, B1 e B2, que ajudam a prevenir de rugas a doenças cardiovasculares, pois o consumo diário causa a diminuição dos níveis sanguíneos de LDL, o colesterol ruim, reforçam as artérias e bloqueiam o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos.

receita-de-cha-verde

Estudos recentes também descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioletas do tipo B, aumentando a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a erva do chá verde é rica em tanino, que possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, sendo indicada para limpeza de peles oleosas.

Mas para que os resultados apareçam, não vale tomar apenas alguns goles, têm de tomar diariamente pelo menos cinco xícaras.

O preparo do chá verde exige alguns cuidados para se preservar os princípios ativos da erva:

Coloque 1 litro de água para ferver e quando surgirem as primeiras bolhas de ar, ou seja, antes de ferver, apague o fogo. Coloque 2 colheres de sopa da erva (você pode começar com 1 colher até se acostumar com o gosto do chá e depois aumentar) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

receita-de-cha-verde1

Se a água estiver fervendo quando adicionar a erva, as folhas acabam sendo cozidas, o que fará com que a bebida fique com um gosto amargo. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Para deixar o chá verde mais gostoso, você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca,  suavizando o sabor amargo, sem interferir nos efeitos.

Deve ser feito primeiro o outro chá e depois de desligada a água, acrescente a erva do chá verde, abafe, coe e beba.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Chá Verde – Propriedades medicinais e receita”

  1. Avatar de Sebastião konkel
    Sebastião konkel

    muito bom e eficiente