Alergias no inverno

Os termômetros começa a registrar as quedas de temperatura e logo começam a aparecer os casacos grossos, botas de cano alto, chocolate quente, mas também, espirros, olhos lacrimejantes e coceira. Este é o sinal das desagradáveis alergias, que costumam incomodar, e muito, a vida da gente nessa época do ano.

Mas para alegria dos alérgicos, a medicina está sempre em busca de melhorias nos tratamentos já existentes e de novas soluções.

Alergias respiratórias

Para os asmáticos, que sofrem com a falta de ar, há uma terapia considerada revolucionária: a injeção anti-IgE. Conhecida como IgE, ou Imunoglobulina E, é o anticorpo responsável pelas reações alérgicas. A injeção bloqueia justamente a ação da IgE.

Por ser um tratamento novo, o preço ainda é salgado:

O valor de uma injeção mensal varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil reais. Mas para os alívio dos alérgicos, e de seus bolsos, constatado ser um caso de asmas mais graves, os pacientes podem conseguir autorização dos planos de saúde e do SUS para realizar o tratamento sem custo.

A imunoterapia, as populares vacinas, e o spray de corticóide fazem uma parceria eficaz no combate às alergias respiratórias. Hoje, os alérgenos – substâncias capazes de desencadear uma reação alérgica – estão sendo purificados no processo de fabricação das vacinas.

Este tratamento é considerado um grande passo no controle das crises alérgicas, como as rinites, caracterizadas pelos intermináveis ataques de espirro, coceiras no nariz e coriza abundante.

Alergias cutâneas

Pequenas bolhas, manchas vermelhas, casquinhas e muita coceira na pele durante esse período, são as chamadas dermatite alérgica atópica, que é um problema de alergia associado a alterações na barreira cutânea. As pessoas que sofrem dessas alergias produzem proteínas mais permeáveis à água e, com isso, têm mais facilidade de desidratar e ressecar a pele.

Uma dica é um produto de uso diário da mulher que recentemente foi atestado como eficaz no tratamento de algumas alergias cutâneas: o bom e velho hidratante. A hidratação resolve o problema da dermatite, em alguns casos mais leves. Para os mais graves, pode-se unir o hidratante à imunoterapia.

Em outros tipos de alergias cutâneas, como as dermatites de contato, vale fazer uso dos cremes à base de corticosteróides. Vantagem também para os alérgicos é a nova composição dos anti-histamínicos.

Cuidados básicos

O médico alerta para alguns cuidados a serem tomados por quem tem propensão a crises alérgicas, como não se expor ao frio, fazer uso de soro fisiológico para a hidratação, manter a casa sempre limpa e lavar os agasalhos antes de usar. Já para os asmáticos outra medida deve ser seguida: deve tomar a vacina antigripal, independentemente da idade.

Doenças típicas das mudanças bruscas de temperatura, como gripes e resfriados, devem ser evitadas, pois elas desencadeiam reações anormais do organismo.

A pessoa que tem alergia pode ter uma vida absolutamente normal, basta tomar medidas preventivas simples, fazer o tratamento quando tiver uma crise e manter os tratamentos preventivos periodicamente. Exercícios também ajudam na alergia respiratória, seja ele qual for.


Publicado

em

por

Tags: