Chá de Camomila – Propriedades e Receita

A camomila (Matricaria chamomilla)  é uma planta muito conhecida e utilizada, tanto aqui no Brasil como em outros países. Considerada uma planta medicinal, possui grande importância para a saúde e estética.

A camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. A flor da erva, parecida com uma margarida miúda, possuem óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antisséptico, sedativo e antiespasmódico. Os óleos atuam acalmando os músculos e nervos, por isso o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais e exercem um efeito emoliente sobre a pele. As flores também podem ser usadas dentro do travesseiro para o combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.

O chá de camomila é muito popular, devido suas utilizações e seu sabor agradável, sendo recomendado em casos de:

  • Problemas digestivos e intestinais,
  • Alívio em dores de estômago,
  • Remédio natural para inflamações de gengiva, dor de dente, dor de garganta,
  • Contra gripes e febres,
  • Calmante natural,
  • Contra vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas,
  • O óleo de camomila é um ótimo remédio para queimaduras e irritações da pele,
  • Usado contra cólicas em bebês e no nascimento dos dentinhos.

Na cosmética, além de ser usada para realçar o tom dourado dos cabelos louros, em compressas pode suavizar olheiras e o inchaço dos olhos.

A fazer o chá, você vai precisar de:

  1. Uma xícara de café com flores de camomila secas,
  2. Meio litro de água

Ferva a água e só depois adicione as flores de camomila. Tampe e deixe descansar por quinze minutos. Beba no intervalo entre as refeições.

Cuidados

Evitar durante a gravidez e em excessos.

Curiosidade

Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.


Publicado

em

por