Vai viajar? Veja estas dicas de segurança para sua casa

Os filhos estão de férias da escola e você resolveu viajar? Tome alguns cuidados para deixar sua casa segura e evitar algum problemas e dores de cabeça.

Deixar as luzes acesas para tentar enganar o ladrão dizendo que tem alguém em casa?

  • Isso não funciona, pois luzes acesas durante o dia e por vários dias seguidos se transformam em chamariz informando que não tem ninguém no local.
  • Deixe as luzes apagadas ou então compre um temporizador, existem muitas opções no mercado. Eles cortam a energia durante o dia e liberam a noite, basta programa-los.
  • Com isso o ladrão ficará na dúvida se tem ou não pessoas na residência. Programe para que as luzes se acendam segundo sua rotina diária, nem os vizinhos saberão que você não está em casa.

Feche bem portas e janelas. Se você tem muitas portas de vidro, instale cortinas para bloquear a visão de quem está fora. Use cadeados e trancas.

Para que o ar circule, deixe pequenas aberturas de janelas altas e pequenas por onde ninguém consiga passar. Uma dica é deixa as janelas basculantes de banheiros ou lavanderia entreabertas. Evita o bolor.

Desligue o gás e feche bem o registro da água. Além de economia, evita desperdícios caso haja algum vazamento. Quando chegar de viagem é só abrir e religar.

Não deixe aparelhos em stand-by, tire-os da tomada. Você economiza e também evita possíveis queimas caso chova muito forte e aumente a tensão da força, ocorrendo uma descarga elétrica.

Desligue ou tire o telefone do gancho. Ladrões podem verificar a ausência de pessoas ligando para a casa. Mas lembre-se de deixar um telefone de contato com os amigos e vizinhos. Caso aconteça algo, você será avisada.

Se você tem plantas ou mesmo para retirar a correspondência, uma dica é deixar uma chave da sua casa com alguém de confiança. Além de regar as plantas ajuda a manter o movimento de pessoas no local. A dica vale também se você possui algum animal de estimação e não quer deixa-lo com amigos, parentes ou mesmo em um hotel para animais.

  • Outra opção para os animais é deixar alimentadores automáticos. Hoje em dia existem muitas opções no mercado: para água, comida, etc. A caixinha de areia também deve ser maior nesse período.
  • Para as plantas, existem alguns truques para mante-las: coloque uma garrafa de água enfiada na terra. A água irá sendo absorvida conforme a necessidade.
  • Se você não tem, que tal um alarme ou uma luz de presença? Parece bobagem mais mesmo alarmes que não são vigiados já inibem muito a ação de ladrões.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Vai viajar? Veja estas dicas de segurança para sua casa”

  1. Avatar de rita reis
    rita reis

    adoro o arteblog e gostaria de ver publicada algumas dicas que enviei. As dicas de espantar insetos são dez..
    Obrigada, Rita Reis- Governador Valadares