Proteja seus móveis dos animais domésticos

É sempre muito bom ter um animal de estimação. Ele alegra o ambiente, faz companhia, relaxa e faz aflorar nossa instinto materno. Mas toda essa alegria pode virar pesadelo se não soubermos cuidar para que o nosso animalzinho não destrua nossa casa, principalmente os móveis.

Alguns cuidados são fundamentais:

De início, é sempre bom cortar as unhas de seus animais regularmente. Os cães muitas vezes arranham as portas para informar ao dono que eles querem sair ou ir para outro cômodo. Se tal comportamento funcionar, eles continuarão a repeti-lo. Entretanto, eles podem ser treinados para não arranhar as portas.

Outras vezes, ele podem arranhar lugares para gastar suas unhas. O que é um sinal que elas devem ser cortadas. As unhas dos animais são gastas conforme ele anda, corre, cava. Se ele fica somente dentro de casa a unha não é gasta. Que tal passear com seu animalzinho?

Para evitar que ele arranhe a porta, você pode: cobrir a área que ele costuma arranhar com uma chapa de acrílico da largura da porta e até a altura logo abaixo da maçaneta. Faça um furo em cada canto parafusando o plástico à porta. Depois disso, providencie uma maneira alternativa para que seu cão possa sinalizar para você que ele quer sair, por exemplo, um sino pendurado na maçaneta.

21/05/2012. Crédito: Raimundo Sampaio/ENCDF/D.A Press. O cachorro de Jéssica Alencar, Nietzsche, come todo tipo de coisa em casa.

Mostre ao animal como tocar o sino e assim que ele fizer abra a porta rapidamente. Repreenda-o quando ele arranhar a porta. Depois que ele aprender, remova a placa de acrílico e tampe os furos dos parafusos.

Os gatos são mais difícil adestrar. Eles podem estar marcando território, tentado eliminar a camada externa de suas unhas ou simplesmente se espreguiçando. Você não pode evitar os arranhões do animal, mas pode cuidar para que ele faça isso em um arranhador para gatos.

Para ajudar, torne o local aonde ele vem arranhando desagradável: Use um spray repelente de animais (à venda em pet shops) ou cubra o local com algo que não o atraia, como fita adesiva dupla-face ou papel alumínio e coloque o arranhador por perto.

Assim que o gato começar a usá-lo, coloque-o cada vez mais longe do lugar. Depois de algum tempo você poderá remover a fita adesiva ou o papel alumínio por completo e interromper o uso do spray.

Essas técnicas de adestramento são simples, fáceis de fazer e não precisam da ajuda de um profissional.


Publicado

em

por