Dicas para quem não tempo para cozinhar

Com o corre-corre do dia a dia, ter tempo para cozinhar está virando luxo. Refeições cada vez mais as pressas, comidas rápidas, muita vezes congelados e industrializados nos fazem perder o hábito de preparar uma boa refeição.

Mas existem algumas dicas para você ganhar tempo e conseguir cozinhar com mais tempo.

  • Faça as compras para o mês – essa dica é a principal. Economizar tempo no mercado, ou mesmo a freqüência com que você vai a ele já te dá mais tempo para cozinhar. E fica muito mais fácil pensar o que vai ter para o jantar quando as opções são muitas.
  • Evite jogar ou deixar restos – Tem muitas sobras na geladeira? Aproveite-as para uma nova refeição. Aquele arroz branco que sobrou pode virar um delicioso risoto.E as sobras podem ser reaproveitadas no dia seguinte. Assim você evita lotar sua geladeira com sobras e faz com que os alimentos não se estraguem o que vai te fazer gastar menos.
  • Faça compras de frutas e verduras semanais – Vá ao mercado somente comprar o que faltou da compra do mês, ou seja, frutas, legumes e verduras. Eventualmente você terá que comprar algo que acabou antes do mês ou aquele limpa-vidros que você esqueceu de comprar.
  • Aproveite o tempo livre e vá a cozinha – Isso mesmo, aproveite o tempo livre e prepare o que pode ser congelado para facilitar na hora de servir. Você pode fazer arroz, cozinhar o feijão e deixar apenas para temperar quando for usar, cozinhar algumas carnes, massas, etc. Tente organizar seu cardápio e faze-lo nesse dia, assim você ganha tempo durante a semana.
  • Tenha a mão ingrediente para complementar sua refeição – Ovos, enlatados ou mesmo congelados como hambúrgeres, empanados etc, são muito úteis quando não se tem tempo para fazer uma refeição mais elaborada.
  • Faça lista de compras – Acabou? Anote. Assim quando for ao mercado sua lista já está pronta e você não deixou nenhum item fora da lista. Isto também vai lhe poupar tempo de preparar a lista as pressas.


Publicado

em

por