Como limpar os azulejos do banheiro

O banheiro, seguido da cozinha, é o lugar da casa que mais merece atenção quando o assunto é limpeza. Umidade, criação de bolor e limo, manchas.

São apenas algumas das preocupações e vilões de se manter o banheiro limpo.

Para facilitar essa tarefa, disponibilizamos algumas dicas e receitas caseiras para acabar com a sujeira e ter os azulejos, o destaque do banheiro, limpos e livres de bolor.

Para a limpeza dos rejuntes, use um impermeabilizante. Eles evitam formação de limo e acúmulo de sujeira. Outra dica também é usar cloro, usado na limpeza de piscina para retirar a sujeira e trazer de volta o branco original.

Ceras e detergentes especiais encontradas em casas especializadas são as melhores opções quando se quer trazer de volta o brilho dos azulejos. São produtos de fácil manuseio e que não podem ser substituídos por nenhuma receita caseira.

Já para os azulejos antigos, você pode usar detergentes clorado para dar brilho e limpar o rejunte. O efeito não será o mesmo do produto especializado para voltar o brilho do azulejo mas fará efeito. Como o azulejo já é antigo esses produtos podem não limpar perfeitamente e ainda retirar o verniz restante no azulejo. Então, evite seu uso constante.

Cloro, usado em piscinas, e esfregão serão necessários para limpeza de quinas e áreas próximas a espelhos e pias. O cloro deve ser diluído em água para ajudar na sua utilização. Cuidado ao manusear o cloro, por ser um produto forte, utilize luvas, não inale e dê preferência faça a solução de cloro + água em um local arejado.

Em casos de extrema sujeira, a opção é raspar o rejunte. Para isso use uma espátula ou uma faca sem ponta. Depois use removedor diluído em água na proporção de 1 para 3 e passe no azulejo usando uma estopa. Evite raspar muito pois esse procedimento é o mesmo que a retirada do rejunte e pode fazer com que o azulejo caia. Só faça isso em casos extremos.

Receita caseira para limpar azulejos

  • ½ xícara (chá) de vinagre branco,
  • ¼ de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e
  • ½ xícara (chá) de amônia

Dilua tudo em 1 litro de água. Passe nos azulejos e espere 10 minutos. Lave com água e sabão. Faça essa receita com o auxílio de luvas e em local arejado. A amônia em contato com os outros ingredientes pode soltar um gás que se inalado pode causar problemas respiratórios. Mantenha longe de crianças e animais.


Publicado

em

por