Como cultivar orquídeas

As orquídeas são plantas com uma variedade imensa de espécies, chegando a 30.000, existindo em diversas formas, cores e tamanhos e sendo predominante em zonas tropicais.

As espécies mais populares são as Cymbidium, Dendrobium, Phalaenopsis e Cattleya.

São plantas fáceis de cuidar, porém, como qualquer planta para decoração, precisam de cuidados para se manterem sempre belas.

Elas precisam de pouca água, o que deve ser levado em conta na hora de regar. Um dica é colocar o dedo no vaso para ver se ela precisar, ou não, ser regada. Se a terra estiver úmida, não é necessário, melhor deixar seca do que colocar muita água. Porém, no verão e na época das flores, é necessário que se borrife água com mais regularidade. Outra dica é molhar apenas o solo e as folhas, no período da manhã ou final da tarde.

Este tipo de planta não gosta de luz solar direta, então prefira um lugar iluminado mas que o sol não bata diretamente sobre ela. A luz solar direta pode queimá-la.

Uma dica para verificar a quantidade de sol adequada é olhar as folhas:

Se tem folhas amareladas, há excesso de sol, se as folhas estão estreitas, longas e verdes muito escuro, há falta de sol. Algumas espécies, como Vanda, Dendrobium, Cymbidium e as de Oncidium, aguentam mais sol do que as  Phalaenopsis, Miltonia, Laelia e Pumilan.

O melhor tipo de solo para cultivar as orquídeas são as fibras, pode ser de xaxim, coco, esfagno, carvão ou argila expandida. Elas também não necessitam de muitos fertilizantes, apenas adubos orgânicos que podem ser misturados com adubo mineral. Se for planta-la em vasos, prefira os de barro ou plástico.


Publicado

em

por