Erros comuns na decoração de apartamentos pequenos

Quer mudar, ou renovar seu apartamento pequeno mas não sabe como? Conheça os erros mais comuns que cometemos durante a decoração de pequenos espaços.

Existem muitas formas, e truques, para se decorar o seu apartamento, mesmo ele sendo pequenos. Há também diversos tipos de móveis e acessórios desenvolvidos para espaços reduzidos. A decoração deve ser planejada e calculada para não se correr o risco de tornar o apartamento ainda menos espaçoso.

Algumas vezes as nossas escolhas nem sempre são as mais certas, ás vezes porque nos deixamos levar pelo impulso do momento, ou pela beleza do objeto, e em vez de fazer uma decoração correta respeitando os espaços existentes nos frustamos com uma decoração que nos faz sentir sufocados pela falta de espaço.

Erros comuns

  • Evite usar muitas cores vibrantes e intensas. Elas deixam o espaço pesado e ainda menor. Opte por cores neutras nas paredes, deixando as cores mais fortes para pequenos detalhes de decoração como almofadas, vasos e quadros. Lembre-se que as cores claras, criam a ilusão de um espaço mais amplo e noção de profundidade.
  • Evite lustres muito compridos, que dão a sensação de diminuir a altura do lugar. Escolha lustres e luminárias que fiquem mais perto do teto. Em alguns casos é possível usar luminárias para direccionar o foco de luz, conforme a preferência, tornando a área mais clara.
  • Evite móveis grandes e pouco funcionais que dificultem a passagem. Prefira móveis embutidos, modulares ou feitos sob medida que ocupam menos espaço e são mais práticos e funcionais. Um apartamento pequeno com muitos móveis vai parecer ainda mais pequeno. Se possível escolha móveis que tenham múltiplas funções, por exemplo um sofá cama ou uma mesa recolhivel, que após as refeições pode ser recolhida ou erguida, dando mais lugar a passagem.
  • Evite móveis de cor opaca, sem brilho. Prefira móveis com tampos e portas de vidro, que vão trazer ao seu apartamento um aspecto mais leve e que permitem uma maior passagem da luz.
  • Evite o excesso de portas e divisórias. Sempre que possível deixe o espaço aberto para facilitar a passagem, dando a sensação de um apartamento mais amplo. Uma opção para criar ambientes privados em certos momentos são cortinas. Elas podem ser abertas criando ambientes maiores ou quando fechadas criam espaços mais íntimos.
  • Evite cortinas pesadas de cores escuras que bloqueiam a entrada da luz natural. Lembre-se que um apartamento bem iluminado parece sempre maior. Escolha tecidos translúcidos ou persianas que possibilitam controlar a entrada de luz.


Publicado

em

por