Como organizar a bagunça das crianças em qualquer idade

As crianças são provavelmente os maiores criadores de bagunça que temos em casa – ganham até daquela bagunça de papéis e documentos que temos. Vem de repente, com a gravidez, o nascimento, o andar, correr… e só termina… não termina.

A bagunça começa na gravidez com os livros sobre maternidade e os panfletos e receitas do médico. Depois são as mamadeiras, fraldas, cobertores e lenços de limpeza que começam a criar raízes nos balcões e em quaisquer lugares da casa.

O bebê

A organização de um bebê é de responsabilidade única dos pais. As principais áreas para organização do bebê são: o trocador e a bolsa de fraldas.

Comece aplicando as técnicas de arrumação no trocador. Utilize cestas, uma com fraldas e lenços de limpeza, outra com roupas de berço e cobertores, uma com macacãozinhos e meias, etc. São acessórios ótimos para berçário por serem portáteis, leves e decorativas.

A bolsa de fraldas pode ser sua melhor amiga quando propriamente abastecida e organizada. Deixe-a sempre abastecida e em ordem. Isso lhe poupará tempo.

Crianças – Pré-escola

Envolva as crianças na organização, além de passar um tempo com eles, eles já irão aprendendo as regras. Eles podem ajudar você a guardar os livros, os vídeos e os brinquedos.

As caixas de plástico transparente ou acrílico são uma ótima opção. Etiquetar as caixas com um desenho ou foto de seu conteúdo facilitam para os pequenos não leitores e já vão familiarizando-os com a alfabetização.

Por último, mantenha uma área em sua casa para os brinquedos. É importante que seu filho entenda que os brinquedos têm seu lugar e precisam voltar para lá antes da hora de dormir.

Idade Escolar

Nesta idade seus filhos estão ocupados com muitas atividades próprias e com todas as coisas que essas atividades exigem. Mas nem por isso caía na tentação de arrumar você mesma a bagunça. Este é um momento crítico de desenvolvimento de hábitos que vão durar toda vida, e vocês dois saem ganhando tendo um pouco de paciência e consistência.

Crie uma agenda familiar, coloque nela todas as atividades da família. Ela tem que estar onde todos possam ver e estarem informados das atividades da casa.

Lavar roupas neste período vai se tornar uma tarefa árdua. Por isso invista em cestos para a separação da roupa por cores e brancas. Isso vai te poupar tempo na hora de lavar.

Jovens

As agendas lotadas de atividades, estudos, cursos e estágios podem fazê-los esquecerem de algumas tarefas. Para que isso não ocorra, os encorajem nas atividades mas mantenha a vigilância com a organização.


Publicado

em

,

por