Dicas para ter um cão

Quer ter um cachorrinho de estimação mas acha que não tem tempo, dinheiro ou mesmo vocação? Antes de se decidir entre que cãozinho ter lembre-se que eles não são objetos que podemos nos desfazer quando nos cansarmos ou mudarmos de idéia.

Eles chegam tomando espaço na casa inteira e também no coração. Então, prepare-se para recebê-los sem se arrepender depois.

Compre todos os itens necessários antes de trazer seu filhote para casa. Isso inclui brinquedos, coleira, vasilha para água, pote para comida, ração e a casinha. Quando ele chegar, vai querer brincar com sapatos, meias, poltronas, portas e qualquer outra coisa que possa morder, mastigar e rasgar. Quando estiverem com seis meses é importante que você compre brinquedos próprios para ele morder,  já que os dentes definitivos começam a nascer.

Certifique-se que o brinquedo não seja de material sintético, não tenha partes metálicas e que tenha tamanho certo. Existem uma infinidade de brinquedos de vários formatos, tamanhos, cores e para todos os bolsos. Basta pesquisar.

Atenção também na hora de escolher a tigela de comida. Se ela for muito pequena seu cão não vai conseguir abrir a boca inteira para comer, terminando por virar a tigela e espalhar a ração no chão.
As tigelas devem sempre ficar na altura do peito do animal para maior conforto. Então, à medida que ele cresce, ela deve ser suspensa do chão, ou trocada, evitando que seu bichinho engula ar enquanto come.

O lugar para seu cãozinho dormir, deve ser onde ele possa se refugiar quando houver visitas em casa, quando estiver doente ou quando alguma criança estiver perturbando. Ou seja, dê um pouco de privacidade ao animal. A área de serviço do apartamento – ou a lavanderia da casa – é o melhor espaço para hospedá-lo nos primeiros três meses, até que conheça o território. Se a porta da cozinha fica sempre aberta, você pode optar por um portãozinho ou grade.

Quanto à cama, evite as feitas com vime, pois eles podem roer e acabar engolindo farpas, o que pode machucá-lo. Evite também as de náilon e plástico flexível, pois podem ser tóxicas. Pense sempre que ele pode come-la. As melhores são as feitas de tecido, de algodão ou outras fibras naturais que possam ser lavadas e sem botões para engolir. Outra opção são as de fibra ou plástico endurecido, pois pode ser lavadas. Para maior conforto, use uma manta ou cobertor. O tamanho deve ser adequado ao animal e não esqueça que os cães dormem encolhidos.

Já as casas podem ser de fibra ou madeira. As de fibra são laváveis. As de madeira podem trazer problemas, pois facilitam a proliferação de pulgas e carrapatos nas frestas, absorvem umidade e urina e duram menos.

Quem vai cuidar da alimentação? Quem vai cuidar da higiene? Quem vai levá-lo para passear? Essas são tarefas que devem ser pensadas e discutidas entre os moradores da casa.

Dica

Quando o cachorro fizer xixi dentro de casa, limpe logo com vinagre ou produtos específicos para eliminar o cheiro. Esfregar o nariz no xixi e gritar com ele não adianta nada, só vai apavorá-lo.

Outras dicas, fotos e muito mais

Para mais dicas sobre cachorros visite o site Cachorro!


Publicado

em

por