Como organizar seu quarto

Você acorda com aquele desejo de dar um jeito na bagunça. Coloca o armário abaixo, separa roupas para doação, dobra e arruma tudo direitinho, tentando aproveitar o espaço da melhor forma possível.

Se mesmo assim ainda sobra uma montanha de peças que você nem consegue imaginar como guardava antes, é hora de ver outras partes do quarto com outros olhos. O segredo para a organização pode estar embaixo da sua cama.

Fabricantes de móveis já começam a disponibilizar camas com gavetões de rodinhas para facilitar o aproveitamento do espaço. As camas box também existem na versão baú, com espaço para guardar objetos. No entanto, mesmo sem móveis planejados é possível usar o espaço sem comprometer a decoração e a praticidade: basta escolher caixas e recipientes adequados.

O espaço sob as camas é perfeito para guardar peças que você não usa todos os dias, como lençóis, edredons e roupas da estação passada. Para armazenar peças de inverno no verão e vice-versa, não esqueça de lavá-las antes, evitando o aparecimento de manchas e fungos. Mais dicas você encontra no post ‘Dicas para organizar o armário’.

As caixas podem ser diferentes para as diferentes funções, por

Use space bags para os edredons, cobertas e cobertores, caixas transparentes para os sapatos do dia a dia, caixas especiais para os sapatos de festa, cestos para papéis e trecos.

Dessa forma, você economiza tempo para encontrar as peças e mantém tudo mais bonito e conservado. Outra opção para os sapatos é a sapateira, que pode ser pendurada atrás da porta, ela possui visores transparentes e zíper ou um modelo como um armário.

No quarto das crianças, opte por caixas organizadoras de acrílico. Assim, fica fácil de identificar o que há dentro de cada recipiente e você pode combinar com a decoração ou até mudá-la dando um ar mais agradável.

Dê uma atenção especial para a limpeza: agora que o chão do quarto será usado como armário, ele deve receber cuidados como tal. Uma vez por semana, limpe as caixas com pano úmido, e não dispense o aspirador de pó a cada 15 dias. Quando for limpar, aproveite e abra as caixas para ventilar.

Casas cada vez menores não são necessariamente uma desculpa para bagunça e improvisação. Aproveite os cantinhos e espaços “secretos” para manter tudo em ordem, como:

  • Atrás da porta do quarto: você pode pendurar as bolsas em um cabideiro ou usar a sapateira. No quarto das crianças, podem ser usados os cabides para bonecas e mochilas.
  • Atrás da porta do banheiro: é um bom espaço para guardar bijouterias, ficando sempre à mão na hora de se arrumar em frente ao espelho. O secador de cabelo, escovas e os cosméticos mais usados diariamente também podem ser guardados em um cabideiro.
  • No canto da sala ou do quarto: guarde papéis, chapéus, bonés, aparelhos eletrônicos, recordações e o que mais você precisar em caixas empilhadas de diferentes dimensões. Você pode usar organizadores com rodinhas, gaveteiros ou módulos.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - RafaelEm: maio 17, 2011 | Em Decoração, Geral  | Tags: , ,