Como organizar seus esmaltes

Se você, assim como eu, é louca por esmaltes e cada vez que vai a uma loja de cosméticos não consegue sair de lá sem um vidrinho mas tem um problema: como guardá-los para que não fique duro e estrague, vou dar algumas dicas de como se deve guardar os esmaltes.

A primeira coisa que se deve pensar é em como conservá-los de forma adequada. É super importante manter os vidrinhos sempre bem fechados, em um lugar fresco, longe da luz e do calor. Isso mesmo, a luz vai desbotando os esmaltes e o calor faz com que ele se estrague, ficando duro ou mesmo perdendo seu brilho.

Para conservar a cor e evitar que o esmalte fique bifásico (quando começam a aparecer camadas de cores no vidrinho), o ideal é deixar os esmaltes em pé. Nunca deixe os vidros deitados, isso faz com que a base branca do fundo, que protege a cor se misture com o esmalte e faça com que a cor se altere.

Mesmo em pé, pode ser que depois de muito tempo na mesma posição a cor comece a ficar meio esquisita, com bolinhas brancas, ou começe a criar uma espécie de água em cima do esmalte. Para que ele volte ao normal, a dica é muito simples: dê aquela esfregada/chacoalhada no vidrinho para deixar a cor uniforme novamente antes de usar.

O prazo de validade padrão de esmaltes é de três anos. Mas às vezes até muito antes disso pode acontecer do esmalte ficar grosso, difícil de passar. A dica nesses casos é pingar até 3 gotinhas de óleo de banana ou diluentes vendidos pelas marcas de esmaltes nas lojas de cosméticos. Em último caso (ÚLTIMO mesmo), vale também pingar 1 gotinha de acetona no esmalte para deixá-lo mais fino. A acetona dilui o esmalte mas faz com que ele fixe menos na unha o que faz com que a durabilidade dele nas unhas diminua. Assim, só coloque acetona no esmalte se você não tiver outra alternativa.

Tente adotar um padrão de organização nos esmaltes: pense em separá-los por cor, marca ou freqüência de uso, por exemplo. Assim fica muito mais fácil de achar este ou aquele vidrinho no meio da “multidão”! Você pode separá-los seguindo as cores do arco-íris, diferença entre claro/escuro ou por tonalidades, por exemplo: comece pelos rosas, vá pelos vermelhos, depois laranjas, amarelos, verdes, azuis, roxos, pretos, cinzas e marrons. Sempre começando pelo tom mais escuro e vá clareando.

Uma dica para guardar seus esmaltes são os organizadores, caixas ou mesmo uma gaveta. Você pode incluir na organização todos os materiais que utiliza para fazer as unhas (alicates, lixas, algodão, espátulas, palitos, acetona etc). Assim, além dos esmaltes organizdos terá toda as peças de manicure em um mesmo lugar.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - RafaelEm: maio 16, 2011 | Em Beleza  | Tags: , ,