Cuidados com os olhos no inverno

Não é só com maquiagem que se faz um belo olhar. Devemos ficar atentos aos sinais de algum possível problema, como ressecamento ou coceira.

A visita a um oftalmologista deve ser feita um vez por ano, assim como ao ginecologista, mesmo que você não use óculos. Já quem usa, além da consulta de rotina, deve conferir o grau dos óculos para confirmar se se manteve ou alterou. Assim, caso exista algum problema, este será detectado mais rapidamente e assim solucionado.

Na estação mais fria do ano, não podemos nos descuidar. As baixas temperaturas, aliadas à poluição e ao tempo seco em algumas cidades, podem causar de ressecamento causando até a conjuntivite alérgica. Um dica é evitar locais fechados e manter sempre as janelas abertas para que ocorra a ventilação.

Os olhos secos devem ser sempre hidratados, mas os colírios evem ser prescritos por um médico. As chamadas lágrimas artificiais e lubrificantes oculares também são uma solução mas, também devem ser prescritas por um médico. Para fazer a lubrificação sem riscos use soro fisiológico.

Lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos também são importantes para evitar uma contaminação ou lesão ocular. E os óculos escuros devem ser usados mesmo em dias nublados pois a radiação UVA e UVB existe.

Para quem usa lentes de contato o cuidado deve ser redobrado. O ressecamento das lentes é comum nesta época do ano e pode causar infecções ou outros problemas. Os óculos devem ser mantidos sempre limpos. Essa higienização das lentes deve ser feita com detergente e água fria.


Publicado

em

por