Dicas de como organizar a cozinha

Manter a cozinha organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Enquanto cozinha a última coisa que precisa é de um espaço desorganizado e com utensílios desnecessários entulhados ocupando espaço. Ter a cozinha organizada é sinônimo de uma cozinha eficiente.

E para que isso aconteça tem-se que ter em mente que a arrumação, não apenas do que está a mostra, mas também do que se tem dentro dos armários, é fundamental.

Separe o essencial do dispensável

A primeira coisa a ser feita é separar o que se usa com frequência do que quase nunca, ou nunca, é usado. Separe também utensílios iguais ou que possuem a mesma função.

Não é necessário ter 4 colheres de pau, guarde 1, no máximo 2.

O excesso deve ser eliminado dando lugar ao que realmente se usa.

O que sobrar e ainda funcionar pode ser oferecido a amigos, parentes ou ainda doado

Nos armários, guarde só o que realmente usa. Tudo o que está só trancando canto, jogue fora ou doa para quem pode estar precisando

Separe os utensílios por sua função

Os utensílios de uso diário como pratos, talheres, copos, panelas, etc, podem ser guardados próximos e perto do fogão, facilitando o uso. Os eletrodomésticos que são usados raramente ou em ocasiões específicas podem ser acomodados longe da bancada ou ainda em cima dos armários.

As louças devem ser organizadas nos armários. Uma dica é utilizar os organizadores existentes no mercado, dividindo as prateleiras do armário em várias. Pode se ainda instalar ganchos nas portas dos armários para pendurar panos ou prateleiras de especiarias.

Embaixo da pia pode se acomodar sacos de lixo, detergentes e utensílios de limpeza. Mas cuidado para deixar o local bem fechado para as crianças não terem um acesso fácil.

E tenha sempre a mão potes e frascos com tampa de diversos tamanhos. Isto ajudará, e muito, na hora de guardar as sobras de comida na geladeira. Uma boa forma de guardar os potes e frascos é colocar uns dentro dos outros e guardar suas tampas em uma gaveta.

Assim você economizará espaço e saberá exatamente onde está o que em sua cozinha.


Publicado

em

por