Perder Peso

Estudo revelador: mulheres comendo 2.600 calorias por dia – sem engordar. Períodos de alimentação mais calórica, parecem elevar a quantidade de calorias que queimamos.

Intuitivamente a afirmação faz tanto sentido quanto buscar conselhos para emagrecer com um grande chefe de cozinha italiana; entretanto, você não pode argumentar contra fatos. Pesquisadores da Universidade de Baylor nos EUA (no Laboratório de Nutrição Esportiva) colocaram mulheres que vinham mantendo uma dieta restrita a 1.000 calorias por dia para ingerirem até 2.600 calorias. Mesmo após uma semana com a nova dieta, as mulheres não tinham voltado a engordar nem uma grama que haviam perdido e algumas chegaram até a perder peso.

Na verdade, o que as mulheres haviam elevado novamente (felizmente) foi algo extremamente importante, o consumo de energia em repouso (metabolismo basal) – sua capacidade de queimar calorias mesmo quando estão lendo um revista ou tirando uma bela soneca. Apesar dos muitos quilos a menos, as mulheres estavam novamente queimando calorias como no período antes da dieta – quase como um milagre, mostrando que a perda de peso normalmente funciona.

“Normalmente o consumo de energia em repouso cai bastante quando se emagrece,” – diz Richard B. Kreider, PhD, (menbro da Universidade Americana de Medicina do Esporte), que é professor e presidente do Laboratório de Exercícios e Nutrição Esportiva do Departamento de Saúde, Performance Humana e Recreação da Baylor University no Texas (EUA). Richard Kreider e sua equipe vem estudando o programa da Curves desde meados de 2002.

Por que funciona?

Presume-se que seja herança dos primórdios da história humana, quando um metabolismo lento nos protegeria de longos períodos de escassez de alimentos – sentir fome era algo bem comum. Hoje, a consequência desta desaceleração do metabolismo é o temido “peso estacionado” quando tentamos perder peso; mesmo com uma séria dieta de restrição calórica você não consegue baixar de peso.

Ainda como herança da nossa história, nossa biologia diz que durante períodos de alto consumo calórico, nosso metabolismo acelera. “Seguindo períodos de restrição calórica com períodos de relativa abundancia de ingestão de calorias,” explica Richard, “é possível que você mantenha o gasto energético numa atividade suficiente para evitar o tipo de lentidão do metabolismo que dificulta a manutenção da perda de peso.”

Que quantidades e por quanto tempo?

Dependendo da faixa de peso, até onde estes períodos de maior ingestão calórica podem chegar? E, por quanto tempo eles podem ser levados antes que a perda de peso (duramente conquistada) comece a regredir.

Richard pode falar apenas dentro dos fatos que seu estudo especificamente mostrou, contudo sua resposta parece um tanto encorajadora para qualquer pessoa que goste de comer. “Não estudamos apenas grupos que consumiram 2.600 calorias por dia,” explica. “Também tínhamos grupos consumindo 1.600 e 2.100 calorias por dia durante uma semana, após seus períodos em dieta para perda de peso – contudo ficaram distantes dos impactos no metabolismo que a semana de 2.600 calorias por dia proporcionou.

Considerando que a quantia de 1.000 calorias por dia foi responsável pela grande desaceleração do metabolismo das mulheres, de imediato, o valor de 2.600 calorias por dia durante uma semana soa como um banquete em família. Agora, por quanto tempo esse banquete poderá ser apreciado antes que se comece a ganhar novamente opeso eliminado? Richard diz que as mulheres precisarão aprender a se guiar pelas suas próprias experiências individuais.

“As mulheres do nosso estudo ainda permanecem sem ganhar peso depois destas semanas ingerindo 2.600 calorias por dia, entretanto isto não prova que será assim com todos,” comenta Richard. “Minha sugestão é que as mulheres fiquem de olho na balança e reduzam a ingestão de calorias tão logo comecem a recobrar peso.” Para finalizar: parece que nosso metabolismo precisa ser estimulado de tempos em tempos para que continue consumindo rapidamente as calorias extras que consumimos.

Para receber mais artigos como esse, e descobrir meios de perder peso e se manter saudável, clique aqui.

PORTER SHIMER redator especializado em saúde e Fitness – Curves Internaticional



Publicado

em

por

Tags: