Receita de bolinho de feijão fradinho

O bolinho de feijão , na verdade é uma lembrança gostosa da minha infância, e receita da minha tia, atividade que contava com a participação familiar,com uso de pilão e lavação em água de bica, coisa que ficou no passado de há muito.

O resgate vai mais para matar a saudade dos mais vividos, porque a juventude hoje tem papilas gustativas adestradas , domadas uniformemente bitoladas para os sabores industrializados, parece!

Bolinho de feijão fradinho

Ingredientes:

  • Feijão fradinho
  • sal
  • óleo para fritura
  • Pimenta comari

Modo de fazer:

  • Quebre o feijão cru, ou em máquina de moer carne, pilão ou processador.
  • Deixe -o de molho em água em temperatura ambiente por 2 ou 3 dias tendo o cuidado de trocar sempre a água.
  • Remover todas as casquinhas e olhinhos do feijão, lavando em água corrente e escorrendo-o.
  • Processe este feijão, já sem pele nem olhinhos, de preferência sem usar o liquidificador para que não fique liquefeito e sim com partículas do feijão ,meio granulado. Pode ser moído e batido com colher de pau ou na batedeira até espumar e elevar o volume.
  • Tempere apenas com sal e com pimenta comari triturada.Às colheradas, frite em óleo quente.

Nota: Esta ” guloseima” é das mais apreciadas , principalmente em Minas.A consistência assemelha-se ao acara-jé bahiano, embora seja mais porosa e na fritura é não se usa aqui o azeite de dendê, mas óleo comum, de cozinha. Não tem recheio. Sua delicadeza de apresentação favorece o ser apreciado nos serviços de buffet. É uma processo trabalhoso sua confecção, porém o seu sabor é compensador.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

2 respostas para “Receita de bolinho de feijão fradinho”

  1. maria helena disse:

    Que bom! Consegui esta receita. Minha mãe comprava de uma senhora em Itabira, isto nos anos 70, quanto tempo, e ainda guardo na memória o sabor. Espero conseguir fazer direitinho esta receita, matar a saudade.

  2. lucia disse:

    Adorei encontrar a receita de bolinho de feijao fradinho. Tambem renho recordaaçoes de minha mae fazendo os bolinhos…batendo com a colher de pau….E uma delicia !!

    Aqui em Belo Horizonte, MG, compramos bolinhos prontos, congelados. E so esquentar e comer acompanhado de uma cerveja bem gelada!!!!!