Receita de bolinho de feijão fradinho

O bolinho de feijão , na verdade é uma lembrança gostosa da minha infância, e receita da minha tia, atividade que contava com a participação familiar,com uso de pilão e lavação em água de bica, coisa que ficou no passado de há muito.

O resgate vai mais para matar a saudade dos mais vividos, porque a juventude hoje tem papilas gustativas adestradas , domadas uniformemente bitoladas para os sabores industrializados, parece!

Bolinho de feijão fradinho

Ingredientes:

  • Feijão fradinho
  • sal
  • óleo para fritura
  • Pimenta comari

Modo de fazer:

  • Quebre o feijão cru, ou em máquina de moer carne, pilão ou processador.
  • Deixe -o de molho em água em temperatura ambiente por 2 ou 3 dias tendo o cuidado de trocar sempre a água.
  • Remover todas as casquinhas e olhinhos do feijão, lavando em água corrente e escorrendo-o.
  • Processe este feijão, já sem pele nem olhinhos, de preferência sem usar o liquidificador para que não fique liquefeito e sim com partículas do feijão ,meio granulado. Pode ser moído e batido com colher de pau ou na batedeira até espumar e elevar o volume.
  • Tempere apenas com sal e com pimenta comari triturada.Às colheradas, frite em óleo quente.

Nota: Esta ” guloseima” é das mais apreciadas , principalmente em Minas.A consistência assemelha-se ao acara-jé bahiano, embora seja mais porosa e na fritura é não se usa aqui o azeite de dendê, mas óleo comum, de cozinha. Não tem recheio. Sua delicadeza de apresentação favorece o ser apreciado nos serviços de buffet. É uma processo trabalhoso sua confecção, porém o seu sabor é compensador.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

2 respostas para “Receita de bolinho de feijão fradinho”

  1. Avatar de maria helena

    Que bom! Consegui esta receita. Minha mãe comprava de uma senhora em Itabira, isto nos anos 70, quanto tempo, e ainda guardo na memória o sabor. Espero conseguir fazer direitinho esta receita, matar a saudade.

  2. Avatar de lucia
    lucia

    Adorei encontrar a receita de bolinho de feijao fradinho. Tambem renho recordaaçoes de minha mae fazendo os bolinhos…batendo com a colher de pau….E uma delicia !!

    Aqui em Belo Horizonte, MG, compramos bolinhos prontos, congelados. E so esquentar e comer acompanhado de uma cerveja bem gelada!!!!!