Como acertar receita de sabão que não deu certo

O sabão caseiro que fiz ficou mole, não deu certo e desandou.

Quando sai errado e fica mole, algumas pessoas transformam em sabão líquido, e usam para lavar calçadas ou roupas. Mas um leitor nos deixou uma dica muito interessante para recuperar o sabão que não deu certo de primeira.

Tinha sabão errado assim aqui, experiências que não deram certo. Usei na minha receita preferida (6L óleo, 2L água, 1K soda) na mesma proporção de óleo e funcionou bem.

Como fazer para recuperar o sabão que não deu certo?

Fiz assim: substituí parte do óleo pela mesma proporção de sabão errado. Troquei 2 litros de óleo por 2 quilos desse sabão, que esmigalhei bastante e dissolvi antes do óleo.

Fiz isso duas vezes e tive um resultado ótimo.

Vale ressaltar a necessidade de se proteger no manuseio da soda cáustica.

AVISO: Só pra lembrar: uso a soda BÚFALO, de 100% de pureza. Com ela não precisei aquecer água, apesar do cuidado extra no manuseio – ela solta mesmo muito vapor, e esse vapor é asfixiante. Então faça num espaço aberto, use um balde bem fundo, luvas, óculos e muita atenção.

Pra tirar cheiro do sabão: uma bolinha de naftalina ou uma pedra de cânfora, ambas bem esmigalhadas. A cânfora é encontrada em farmácias. Já usei as duas até com óleo de peixe e funcionam bem.

Caso queira ir além e fazer um sabão de côco, segue a dica.

SABÃO DE CÔCO: pesquisei bastante e várias receitas são iguais à qualquer uma com óleo usado ou sebo. A questão é que o óleo de côco é bem caro, já que faz um sabão bem branco. Além de caro, no Sudeste é bem difícil de encontrar

.

Agradecemos a participação deste leitor. Temos certeza que irá ajudar outras pessoas que tem esse problema.


Este vídeo mostra como fazer o sabão caseiro simples.


Publicado

em

,

por

Comentários

2 respostas para “Como acertar receita de sabão que não deu certo”

  1. […] Como acertar receita de sabão que não deu certo […]

  2. […] Como acertar receita de sabão que não deu certo […]