As 10 plantas mais tóxicas

Entre muitas plantas que são tóxicas, listamos as 10 que são mais comuns em intoxicações, seja por ingestão acidental ou até por pensar que não faz mal nenhum.

Muito cuidado com estas plantas:

Planta Comigo-Ninguém-Pode muito comum em jardins e vasos e é a campeã em intoxicações.

  • Nome científico: Dieffenbachia spp -Tem folhas grandes e bem verdes. A mastigação de qualquer parte da planta forma edemas e irritação das mucosas, lábios e língua e na sequência vem a ardência, dor, vômitos, cólicas e o edema de glote que causa asfixia e pode levar a morte.

Planta Coroa-de-Cristo

  • Nome científico: Euphorbia millii Des Moulins -Folhas estreitas e com muitos espinhos no caule. Tem um látex que é cáustico e irritante para os olhos provocando a conjuntivite, lesões e até perfuração da córnea causando cegueira. Em contato com a boca e pele causa queimaduras e se ingerido causa diarréia, vômito e salivação excessiva.

Costela-de-Adão

  • Nome científico: Monstera deliciosa Liebm – Folhas grandes e cortadas, se mastigadas e ingeridas podem causar edemas, irritação de mucosas, lábios e garganta, levando a vômitos ou náuseas.

Avelós

  • Nome científico: Euphorbia tirucalli L. – Formado de muitos ramos verdes e não tem folhas, solta flores pequenas. No interior tem um látex que é cáustico e se ingerido causa irritação gastrointestinal, na pele causa queimaduras e inflamações.

Mamona

  • Nome científico: Ricinus communis L. – A semente produz óleo e tem folhas grandes. A ingestão da semente causa vômitos, diarréia e cólicas.

Aroeira-Brava

  • Lithraea brasiliensis March – Contêm princípios alergênicos, uroshiois e tanto as folhas quanto o caule são tóxicos. O contato com a planta ou mesmo passando próximo dela já pode causar bolhas e vesículas na pele.

Pinhão de Purga

  • Jatropha curcas L. –  Tem o fruto em forma de baga lisa e oleaginosa. Caso ingeridas causam muita dor abdominal com diarréia e vômitos. O látex causa dermatite na pele.

Cinamomo

  • Melia azedarach L. – Os frutos contêm saponinas e quando ingeridos causam diarréia, náuseas e vômitos

Copo de Leite

  • Zantedeschia aethiopica Spreng. – A ingestão causa irritação das mucosas com vômitos, dor e edemas.

Leiteiro Vermelho

  • Euphorbia cotinifolia L. – O látex pode causar queimadura na pele e se ingerido causa irritação gastrointestinal e vômitos.

Fotos: cit.rs.gov.br

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - FranciscoEm: outubro 13, 2009 | Em Flores e plantas  | Tags: , , , , ,  

9 respostas para “As 10 plantas mais tóxicas”

  1. Ricardo disse:

    Uma vez, andando pelo mato, experimentei uma frutinha redondinha que se chama "Estoura Cavalo" …(bem que fui aconselhado a não fazê-lo…) quase morrí.

  2. Rita disse:

    Adoro receber as dicas que vocês me enviam, pois são muito útil no meu dia a dia.

    Muito agradecida.

  3. Hilma Pinheiro disse:

    As dicas que vcs dão são muito importantes. gostaria de saber de alguma erva para gastrite. Desde já abrigada.

  4. Alice disse:

    fiquei satisfeita pelo empenho de vcs das imformações postadas. Gostaria de saber um remédio (chá) natural com ervas para esofagite.

  5. mara disse:

    obrigado pelas dicas

    eu moro no interior e estas dicas são inportantes!

  6. silvioaranha disse:

    Parabens pela materia!!

    Antigamente nós tinhamos muito mais contato com plantas, hoje em dia a dificuldades que encontramos de determinadas plantas para poder orientar nossos filhos é muito grande. É muito interessante, gostaria de continuar recdebendo.

  7. Raimunda disse:

    o AVELOZ dizem que é remedio qual a doze certa p/ tomar já falaram que seria 10 gotas em 01 litro de água. Como usar pois ELA cura o cancer + ñ tomando a dose certa mata as celulas boas tb.

  8. Cezar Augusto disse:

    Parabéns pelo trabalho e pelas novidades, que todos os dias são postadas, é de grande valor para todos nós.

  9. Vera disse:

    Adoro as dicas que voces dão, são muito uteis, continuem mandando estou adorando.