Empreendedor Individual, sair da informalidade

Como um Empreendedor Individual você vai sair da informalidade e ter seu CNPJ para poder comprar seus produtos no atacado de qualquer empresa, pois vai passar a ser uma micro empresa individual com a documentação fornecida pela Receita Federal, que é o CNPJ.

Para legalizar seu comércio de produtos e serviços, procure um escritório de contabilidade ou o SEBRAE.

Ou veja no Portal do Empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br.

Lá tem todas as normas e exigências e ainda o SEBRAE vai dar cursos sobre o tema.

Sua despesa principal vai ser contribuir com 11% do salário mínimo,  que é de R$ 51,15 para o INSS e dá direito a vários benefícios, como aposentadoria por idade. Os prestadores de serviços terão que pagar mais 1% de ICMS e R$ 5,00 de ISS mensal.

A partir desta quarta-feira, 1º de julho de 2009, os interessados em formalizar seus negócios deverão acessar o Portal do Empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br. Nele, o profissional obterá o registro no CNPJ e as inscrições na Previdência Social e na Junta Comercial. A previsão é que esse processo dure no máximo 30 minutos.

E ainda tem a vantagem de trabalhar tranquilo sem ter medo de ser multado por um fiscal da Receita. Pode dar Nota Fiscal de seus produtos porque está tudo dentro da Lei.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Empreendedor Individual, sair da informalidade”

  1. Avatar de Sirlei Poliná
    Sirlei Poliná

    obrigado pelas informações!