Receita de sabão caseiro 3 – dicas

Muita gente reclama de que não consegue deixar o sabão caseiro feito com óleo usado de cozinha no ponto ideal, mas a grande maioria diz que já fez e fica ótimo. Pode ser que seja a maneira com que cada um faz, para uns funciona e para outros não.

Esta receita de sabão caseiro é da D.Olga, que acompanha o nosso blog  e passou nos comentários para colaborar e dizer que sempre faz e fica muito bom.

Comment:
Minha família faz o sabão e fica ótimo. Coloca em caixinhas de leite longa vida, ou caixinhas de sapato forradas com papel. Corta no dia seguinte.Precisa observar as fases da Lua. Bom fazer na fase Crescente para Cheia.
Não minguante: não toma o ponto de endurecer. Nova: talha e fica com gordura, não dá tempo para fica ponto.
Sabão Caseiro (das sobras de óleo que usou nas frituras)3 l. de óleo morno, 1 l de calo de limão, 500 g. de soda cáustica em escama/granulada numa vasilha alta, um balde plástico, colocar o caldo o limão. Em seguida a soda (faz o líquido subir). Põe o óleo morno (abaixa o líquido). Mexe lentamente até ao ponto de doce de leite. Põe nas caixinhas, corta no dia seguinte.
Obs.:Se aparecer gordura, ferve 1 l de água e vai colocando, a gordura desaparece.
Pode usar corante e essência a gosto.
Com este sabão, dispensa produtos para limpar vidraças. è ótimo para as panelas, dispensa os que ativam brilho. Não deixam as mãos ressecadas.

Outra receita – Sabão Lavatório:
2 l. de óleo da sobras de frituras, 1 l. de fubá, 1 e 1/2 kg de soda cáustica, 6 l. de água fervendo. Mistura aos poucos, Bate durante 40 minutos. Põe nas formas ou caixinhas, corta no dia seguinte.

Atenção: Muito cuidado na manipulação da soda, usar luvas e não deixar crianças por perto. As receitas são apenas indicativas.

Conheço uma pessoa que faz o sabão caseiro e mesmo assim, as vezes erra o ponto e não fica bom. Ela não perde nada, adiciona mais água e transforma em sabão líquido que serve para lavar calçadas.


Publicado

em

por

Comentários

29 respostas para “Receita de sabão caseiro 3 – dicas”

  1. Avatar de lucilene
    lucilene

    Bom…

    Gostaria de receber uma receita de sabão que não deiche cheiro de óleo na roupa,ou o que colocar no sabao para que nao acotesa isso… muito grato…

  2. Avatar de lucilene
    lucilene

    Oi…

    por favor , gostaria de saber como que faço para o meu sabao caseiro ficar cheiroso , pois lavo as roupas e fica com cheiro muito forte de óleo, por favor me ajudem! obrigado…

  3. Avatar de Patrícia
    Patrícia

    Gostaria de saber pq meu sabão ficou errado, lavo a louça e ela fica engordurada, mas ele esta duro, pq será? Como eu faço para consertar, será que faltou soda? Eu fiz com aquela Yara e banha de porco.

  4. Avatar de sueli
    sueli

    luciana p/ o seu sabao ficar cheiroso basta colocar uma cuantidade de aerosol gleide floral cheirinho p/ambientes vc vai ver como seu sabao vai ficar depois me fala se nao fucionar eu paro de fazer sabao p/ faço p/ vender vendo muinto nao dou conta de fazer .as vezes trabalho fora. boua sorte!!!ass suely brandao ferreira

  5. Avatar de isis maciel

    Gostaria de saber como faço p/ concertar, o sabão quando ele talha. eu sempre faço e é a primeira vez q isso acontece, fiquei sem saber o q fazer, p/ aproveitar o mesmo. obrigada. isis

  6. Avatar de Silvia de Carvalho
    Silvia de Carvalho

    Gostaria de saber o que fazer pra deixar o sabão cheiroso, uso desinfetante, essencia, perfume e o sabao continua com o cheiro horrivel!!!!!!!!!

    1. Avatar de martins
      martins

      para sair totalmente o cheiro de ransoso é só colocar no sabaõ ainda meixendo 4 colheres de café de bicabornato de sodio vc vai ver que deixa sem cheiro de oleo usado

  7. Avatar de Jael
    Jael

    Quanto ao cheiro desagradável que o sabão caseiro possa deixar, isto depende do manuseio. Nunca deixe roupas de molho ou ensaboadas com este tipo de sabão. Sempre lave e enxague logo em seguida, com amaciante, que o cheiro desaparece. Se você deixar a roupa de molho ou ensaboada com este tipo de sabão ficará com cheiro forte de gordura. Este procedimento serve para uso (ralado) em lavadoras.

  8. Avatar de Jael
    Jael

    Às vezes faço sabão caseiro e também acontece de ficar meio mole, depende da qualidade do óleo usado, porém ainda dá para consertar. Quando isso acontecer leve o sabão ao fogo brando em banho maria mexendo lentamente. Se o sabão estiver com muita quantidade de líquido ficará com aspecto talhado e se tiver com pouco líquido ficará com aspecto pastoso. Depois de bem homogeinizado reenforme novamente, ainda quente. O sabão ficará com aspecto de sabonete glicerinado e um pouco mais mole, mas ainda assim ficará bom para o uso. Deixe endurecer, desenforme e corte em pedaços pequenos para acelerar a secagem.

  9. Avatar de odete santana
    odete santana

    gostaria se possivel me mandar receita de sabão de coco

  10. Avatar de ana
    ana

    fabiana para matar piolhos umedesa os cabelos com vinagre coloque touca deixe pos 40 minutos lave bem os cabelos e passe um pente fino…vai ver que os piolhos vão estar todos mortos