Águas florais, tipos e como são feitas

Águas florais são largamente utilizadas em banhos aromáticos pelo perfume suave, leve, contagiante e calmante. Também em ofurôs, compressas faciais, mistura em perfumes naturais e casas de massagens.

Águas Florais

As Águas Florais ou os hidrolatos são as águas do resultado da destilação de óleos essenciais. No processo de destilação das plantas aromáticas o vapor liberta as pequenas bolsas das suas células onde se encontram os óleos essenciais e as moléculas de óleos essenciais separam-se do vapor. No final, os óleos essenciais estarão à superfície da água, pois são insolúveis, porém, as partículas de óleo impregnaram a água, pelo que esta se transforma em água floral.

Trata-se de um produto muito apreciado para perfumar o ambiente, limpar e tonificar a pele, que contém alguns elementos solúveis na água, não presentes nos óleos essenciais. Em suma, podemos dizer que os hidrolatos têm, no geral, as mesmas propriedades que os óleos essenciais, mas em reduzidas concentrações. Fonte: copper-alembic.com

 

 

Água de Rosas: suaviza a pele
Água de Camomila: acalma e suaviza a pele. Ideal para pele irritada e olheiras.
Água de Alfazema: tonifica a pele. Excelentes resultados quando aplicada após exposição solar, em virtude dos seus efeitos calmante e cicatrizante.
Água de Alecrim: estimula e regenera a pele
Água de Sândalo: aconselhável para todos os tipos de pele

Encher uma banheira com água morna, adicionar água floral com o aroma de sua preferência e pétalas de roas.

Mergulhar até o pescoço e permanecer por no mínimo meia hora e em silêncio é uma terapia para a alma.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

7 respostas para “Águas florais, tipos e como são feitas”

  1. kakualice disse:

    oi gente, gostaria tanto de aprender a fazer aquelas garrafas lindas de oleos de banho onde se mistura ervas aromaticas como canela, alecrim, cascas de laranja etc… e oleos essencias. As garrafas ficam lindas, um laçinho aqui uma juta ali e a decoraçao e preparaçao simlpes se tornam presentes maravilhosos.

    Eu peço para voces pensarem em fazer uma matéria sobre os oleos de banho em nome de muita gente pois agrada a todos…abraços e parabens à voces, esse site é muito bacana, é demais

  2. sandra Ramos disse:

    Fiz uma agua de cheiro (alfazema) com todos ingredientes e da forma como me foi dado, porem ela não fixa o suficiente. O que não deu certo?

  3. casaLessa disse:

    gostaria de conhecer seus produtos, pos tenha uma loja de produtos naturais da amazinia no acre, abracos

  4. leila araujo disse:

    Oi goataria de saber como faço para fazer o curso de depilacao a onde fica voceis manda a receita e o preco espero o seu retorno.

  5. sebastia bento barboza disse:

    eu queria saber faser estes perfume
    e tambem limpa aluminiu liquido
    e onde achar acido fluridrico mais barato

  6. Aline disse:

    Adorei o artigo, muito bom!!

  7. Arlindo Lins disse:

    Oi pessoal,gostaria de saber onde encontrar os produtos para que possa fazer amaciante de roupas.

    Aguardo retorno.

    Um abraço.

    Arlindo Lins