Proteger as plantas do jardim da geada

Geadas

Vem chegando o inverno e as plantas sofrem com o frio, geralmente perdem as folhas e quando a geada é muito forte, a planta chega a secar até a raiz. Abaixo tem algumas dicas para ajudar a proteger as flores e plantas. Em plantações de café, quando a planta ainda está pequena, os agricultores contumam cobrir com terra cada mudinha, uma a uma e assim evitam que sejam queimadas pela geada.  As dicas são de um site que trabalha com jardinagem:

Todas as plantas têm o seu sistema próprio de protecção do frio. Algumas caem as folhas mesmo antes da chegada do Inverno, as caducifolias. Mas outras somente agem após a chegada das primeiras geadas, soltando suas folhas queimadas ou danificadas pelo frio para não perderem seiva  nutrientes.  Para que suas plantas não fiquem “peladas” aqui vão algumas dicas para as proteger:

Se estiverem em vasos e não tem espaço para onde as colocar abrigadas da geada e do frio, agrupe-as e cubra-as com um plástico próprio para estufas, ou até mesmo sacos de supermercado.

Antes de aparecer o sol, depois que as plantas já se encontram com gelo nas folhas, jogue-lhes água com um regador, ou se forem um pouco mais robustas, até mesmo com a mangueira. Não é o gelo que queima, mas sim a perda de energia no seu derretimento pelo sol, causando um choque térmico.

Se sua planta tem leite nos caules ou nas folhas, não se preocupe pois ela suportará temperaturas de até -2ºC..

Da mesma forma que as plantas, se notar que há formação de geada no seu relvado, regue-o antes que apareça o sol para evitar queimaduras e amarelões.

Algumas plantas não se dão dentro de casa. para que seja menor seu sofrimento, coloque-as perto de uma janela ou varanda durante o dia para apanharem sol. As folhas amarelas podem ser falta de luz directa.

 Estad dicas estão no site: Laborall.eu


Publicado

em

por

Tags: