Planta stévia e suas propriedades – origem

Stévia é um adoçante muito usado em substituição do açúcar para pessoas que fazem dietas e regimes. Veja a origem desta planta que tem um poder fabuloso de adoçar de até 300 vezes mais que o açúcar que consumimos diariamente.

Stevia

Foto da planta stévia (foto:uem)

Classificação científica:

  • Reino: Pantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Asterales
  • Família: Asteraceae
  • Gênero: Stévia

Princípios ativos:

  • Glicosídeos,
  • Esteviosídio de 5 a 10%,
  • Rebaudiosídio 2 a 4%,
  • Dulcosídios,
  • Óleo essencial,
  • Taninos.

Os adoçantes dietéticos são produzidos a partir de edulcorantes, substâncias naturais ou artificiais responsáveis pelo sabor doce. Eles possuem um poder de adoçamento muitas vezes muito maior que o açúcar de cana e são recomendados para dietas especiais como as de restrição, principalmente no diabetes e de emagrecimento.

No mercado existem um grande variedade de adoçantes como o ciclamato, a sucralose, o acessulfame-K, o steviosídeo. A sacarina e o aspartame são os preferidos de grande parte dos consumidores.

Na época da colonização da América do Sul pelos espanhóis e portugueses, nas imediações do território paraguaio e regiões circunvizinhas, como Brasil, Argentina e Bolívia, habitavam os índios nativos tupi-guaranís. Estes indígenas constituíam um população ao redor de 400 mil indivíduos. Integrados à floresta e cultivando plantas especiais que utilizavam como remédios e alimentos.

Os índios da América demonstraram o valor de plantas como a mandioca, a batata-doce, o algodão, o milho, a baunilha, o mate e muitas outras que hoje são universalmente conhecidas e cultivadas. Descobriram e ensinaram também sobre as propriedades da coca, da vanila, da quina, da salsaparrilha e dezenas de outras espécies medicinais.

Uma pequena planta, chamada de Kaá-Hê-ê, que em guarani significa erva-doce, era muito utilizada pelos índios para adoçar diversas preparações medicinais, já que suas folhas apresentavam propriedade extremamente doce.

Embora conhecida dos índios e documentada pelos conquistadores espanhóis conforme documentos mantidos pelo Arquivo Nacional de Assunção, somente em 1887, esta planta teve sua primeira abordagem científica dada pelo naturalista Moisés Bertoni. A partir de uma pequena amostra e alguns fragmentos de inflorescência o pesquisador determinou que a planta tinha certas características do gênero Stevia ou Eupatorium. Parte do material analisado foi enviado ao químico paraguaio, Ovídio Rebaudi, que realizou os primeiros ensaios químicos sobre a planta, publicados em 1900, na revista argentina Química e Farmácia.

Numa homenagem ao pesquisador, Bertoni havia denominado a planta de Eupatorium rebaudiana. Em 1905, após estudos botânicos mais aprofundados, Bertoni comprovou que se tratava realmente de uma Eupatoriae porém do gênero Stevia e assim denominou-a de Stevia rebaudiana. Mais tarde a Sociedade Botânica do Paraguai denominou-a de Stevia rebaudiana Bertoni.

O poder edulcorante da Stevia e do princípio ativo foi motivo de vários estudos.

Em 1913, baseado numa análise de um laboratório em Hamburgo, Bertoni anunciou o poder edulcorante da substância extraída das folhas de Stevia como sendo mais ou menos 180 vezes mais doce que o açúcar de cana.

Em 1931, após o isolamento e identificação do steviosídeo, principal princípio edulcorante da Stevia, Bridel e Lavielle anunciaram um poder edulcorante deste composto como sendo 300 vezes mais doce que o açúcar comum (2).

Em 1959, Lawrence e Fergunson publicaram dados obtidos sobre o poder edulcorante do steviosídeo, que ficou estabelecido em cerca de 280 a 300 vezes que o da sacarose em seu limiar de dulçor . Fonte: www.dbq.uem.br


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

24 respostas para “Planta stévia e suas propriedades – origem”

  1. Avatar de carlos alberto buzzi
    carlos alberto buzzi

    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES ONDE ADGUIRIR MUDAS E SEMENTES DE STÉVIA, DE PREFERÊNCIA SP MEU TEL 011.99824216 SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO.

  2. Avatar de Maria Lucia Ohl Roza
    Maria Lucia Ohl Roza

    Gostaria de saber se há algum endereço digital para poder comprar stevia em pó, a granel.Moro no interior do Est. de SPaulo, tenho dificuldade em encontrar esse adoçante .Agradecida.

  3. Avatar de Andrea Ricardo
    Andrea Ricardo

    Queria saber onde acho aqui em são paulo

    para comprar

  4. Avatar de NEUDIR BUFON
    NEUDIR BUFON

    Gostaria de receber informações onde adquirir mudas e sementes de stévia .Se puder me ajudar agradeço.

  5. Avatar de gustavo lages
    gustavo lages

    tenho interesse em saber como entrar em contato com fornecedores da folha de estevia, se ppossivel gostaria de telefones de fazendas especializadas nesta planta ou imail , aguardo com urgencia a resposta .

  6. Avatar de nevinha
    nevinha

    gostaria de saber se, o adoçante stevita, tem algum efeito colateral a longo prazo como os outros q podem até causar alguns tipos de cânceres se usados por longos períodos.

  7. Avatar de Benedito Cristino Co
    Benedito Cristino Co

    Ola, gostaria de saber onde encontro mudas ou semente da planta "stevia" para o cultivo. obrigado pela atenção…

  8. Avatar de Inez B. Klug
    Inez B. Klug

    Sou produtora de mudas de stévia,trabalho com ela mais de oito anos.

    Dou cursos de plantas medicinais onde sempre a levo junto.

    Com carinho Inez B. Klug

    Fone:014 53 36118124

    1. Avatar de cristiana
      cristiana

      Ola Ines, onde vc mora? voce tem como enviar mudas por correio?

  9. Avatar de Jose Anacleto Escala
    Jose Anacleto Escala

    Seria interessante que o programa Globo Rural,da Rede Globo,fisesse comentários sobre a "stévia"; onde encontra-la, se tem sementes e como reproduzi-la, em que solo, em que ambiente, etc.

  10. Avatar de Leda
    Leda

    Gostaria de adquirir uma mudinha da estévia, resido em Porto Alegre e estou tendo certa dificuldade de encontra-la.

    1. Avatar de Lidia Edith
      Lidia Edith

      Leda, comprei um pezinho de stevia no supermercado do Bourbon da Ipiranga. Tem um cheiro delicioso.
      Abraço
      Lídia