Urtiga e seus benefícios

 

urtiga

Foto de urtiga

Conhecia a urtiga só como uma planta que encostou, queimou e a parte que passa fica muito irritada e ardida. a Urtiga queima para se proteger de quem quer destrui-la, isso era o que diziam. Procurando saber mais sobre esta planta, descobri que ela tem propriedades medicinais e o que queima é um ácido que tem nos pelos das folhas.

Suas propriedades medicinais são bastante conhecidas. Ela é adstringente, anti-radicais livres, anti-seborréica, anti-séptica, antiescorbútica, antioxidante, bactericida, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicémica, revitalizante, revulsiva, tónica, vasoconstritora, tonificante capilar.

Nome Botânico: Urtica dioica L.
Família: Urticaceae
Parte utilizada: Folhas frescas ou secas e raiz
Histórico: A urtiga é uma planta comum, que no passado foi utilizada pela indústria têxtil. Usada também como planta medicinal e como alimento. O seu uso na indústria têxtil, foi abandonado no princípio do século XX. Hoje a urtiga é utilizada como planta medicinal, comestível e fonte de clorofila.

Nas folhas encontra-se uma substância histamínica e ácido fórmico. Contém ainda no resto da panta: taninos, mucilagens, vitamina A, C, B2, B5, sais minerais (S, Si, K, Fe, Ca, Na); clorofila, ácidos graxos, fitosterol (ß-sitosterol), carotenóides, flavonóides (glicosídeos da quercetina) e secretina.(fonte:Usinadeletras.com.br)

Indicações: ácido úrico, anemia, asma, brônquicos, buco-faríngeas ( infecções), cabelos (caspa, crescimento, opacos, queda), ciática, complemento alimentar, circulação, cravos, depuração do sangue, diabete, diarreia, digestão, dor reumática, espinhas, ferida, gota, hemorragia, manchas, pele (feridas, irritação pós-sol, queimadura, sardas, tecidos danificados, úlceras), próstata (hiperplasia benigna), problemas urinários, reumatismo gotoso, úlcera, etc..

Contra-indicações e cuidados no uso: gestantes e portadores de edema causado por problemas cardíacos ou renais. Podem ocorrer reacções alérgicas. Por isso, sempre consulte um médico antes de usar este ou outro remédio caseiro com plantas medicinais.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

43 respostas para “Urtiga e seus benefícios”

  1. Avatar de Alessandra Fonseca
    Alessandra Fonseca

    O meu esposo tem 49 anos. Tem dores Reumáticas. Como devo preparar?

  2. Avatar de Maria José
    Maria José

    Gostei de ler. Mas como é que a podemos utilizar? Chá? Applicações sobre feridas ou manchas? Gostava de saber mais…Também estou convencida de que a Mãe Natureza – tem muito para nos oferecer e nós por descobrir! Louvado seja Deus que nos dá uma Farmácia ao alcance de todos.

  3. Avatar de Rene Muzzi
    Rene Muzzi

    parabens pelo comentário sobre a urtiga. um amigo mandou eu comer uma folha, eu fiquei com medo ,mas agora eu sei que não faz mal.

  4. Avatar de José Luiz Cas
    José Luiz Cas

    Urtiga, justamente a que está na fota é um dos melhores remédios da natureza. Eu cultivo com todo cuidado um pé de Urtiga para suprir minhas e as necessidades de outros que dela necessitam. Concordo com Fabio L. Marques, deizem de ser hipócritas recomendando orientação de médico para o uso do verdadeiro remédio. De remédio eles nada comprendem, sabem muito é de produto químicos que ao primeiro momento são a panaceia mas com o temp demonstram sua atuação deletéia. Mas coitados não podemos culpá-los são segos conduzindo segos e da verdade nada apreenderam.

    JLC

  5. Avatar de Edivaldo
    Edivaldo

    Oi Vivyann respondendo sua dúvida,de acordo com o com a questão a urtiga libera o ácido fórmico (dado na prova) que em contato com a pele da a sensação de queimar, como o ácido é neutralizado por uma base podemos eliminar as outras opções que não corresponde as base e ficar com o leite de magnésia que é uma base e portanto netraliza a ação do ácido.

  6. Avatar de Maria Janaína
    Maria Janaína

    Gostaria de um esclarecimento. Quais são os nomes populares em que a urtiga é conhecida no Brasil? Por acaso, a flor dela não conhecida como picão? Tenho esta dúvida pois sou diabética e me disseram que chá de picão reduz os níveis de glicose. Mas pelo que vejo picão e urtiga são a mesma planta. è correto isto?

    Parabéns pela matéria,

    Janaína

  7. Avatar de Elba
    Elba

    Gostei, pois sempre tenho interesse de saber as fontes alternativas que podemos recorrer para combater alguns males que nos acometem, nos dias atuais é sempre bem vindo toda e qualquer informação. Mas é sempre bom tomar cuidado antes de fazer uso, principalmente se for algo o qual não conhecemos. Eu particulamente conheço a planta e de vez em quando preparo um chá e uso para queda de cabelo.

  8. Avatar de Vivyann
    Vivyann

    Fiz um vestibular recentemente e caiu a seguinte pergunta:

    Urtiga é o nome genérico dado a diversas plantas da família das URTICACIAS, cujas folhas são cobertas de pêlos finos que liberam ácido fórmico (H2CO2)que, em contato com a pele,produz irritação. Dos produtas domésticos abaixo, o que poderia ser usado para diminuir essa irritação de é:

    a)vinagre

    b)sal de cozinha

    c)óleo

    d)coalhada

    e) leite de magnésia

    Pode me tirar esta duvida…

    1. Avatar de lana
      lana

      leite de magnesia

  9. Avatar de Vivyann
    Vivyann

    Fiz um vestibular recentemente e caiu a seguinte pergunta:

    Urtiga é o nome genérico dado a diversas palntas da família das URTICACIAS, cujas folhas sõ cobertasde pêlos finos que leberam ácido fórmico (H2CO2)que, em contato com a pele,produz irritação. Dos produtas domésticos abaixo, o que poderia ser usado para diminuir essa irritação de é:

    a)vinagre

    b)sal de cozinha

    c)óleo

    d)coalhada

    e) leite de magnésia

    Pode me tirar esta duvida…

  10. Avatar de FÁBIO LINO MA
    FÁBIO LINO MA

    É gratificante qualquer comentário sobre plantas medicinais, sou de origem sertaneija e graças às plantas dádiva de DEUS podemos ter boa súde nos sertões, mas é constrangedor quando se recomenda indicação ou orientação médica, uma vez que a medicina sempre contestou sua eficácia e nem mesmo ter conhecimento sobre o assunto. As vovós, os índios e os velhos raizeiros que sempre foram contestados assim como as parteiras com enormes trabalhos prestados para suas comunidades, seria melhor dizer procure um raizeiro, um pajé ou uma vovó. Estes sim conhecem através dos seus ancestrais nas experiências práticas. Talvez algum segmento da medicina queira ser dona de um conhecimento antes mesmo de conhecer para tentar proibir os conhecedores de se utilizar deste conhecimentos empíricos, como eles dizem, mesmo sendo de domínio público e popular. Não sou raizeiro nem pajé sou vovô e usuário de plantas medicinais por ser neto de um profundo conhecedor do poder de cura das plantas o qual encinou para minha mãe e me utiliso dos seus conhecimentos até hoje.Abraço