Receita de amendoim crocante caramelado

Receita de amendoim caramelado e crocante:

Amendoim

Ingredientes:

Amendoim crocante

3 copos de amendoim

1 copo e meio de açúcar (pode ser cristal ou refinada)

1/2 copo de água

1/2 colher de chá de royal (fermento em pó de fazer bolo)

Como fazer: Coloque o amendoim em uma panela, adicione o açúcar e a água e deixe ferver, mexendo sempre para não queimar e ferva até que o açúcar fique bem caramelada e quase sem água. Adicione o royal e ferva mais um pouco.

Pegue uma forma e despeje o amendoim da panela, leve ao forno pré aquecido e deixe ele secar bem.

Vai ficar uma delícia, com uma casquinha caramelada e o amendoim bem crocante. Embale em um vidro.

Amendoim em Tupi mandu’wi, “enterrado”) é a semente comestível da planta, Arachis hypogaea L. da família Fabaceae. Embora confundido com noz, o amendoim é um membro da família da ervilha Fabaceae, e a noz não é uma fruta, mas um legume ou vagem. A planta do amendoim é uma erva, com um caule pequeno e folhas tri-folioladas, com abundante indumento, raiz aprumada, medindo entre 30-50 cm (1-1,5 pés) de altura. As flores são pequenas, amareladas e, depois de fecundadas, inclinam-se para o solo e a noz desenvolve-se subterraneamente.

Os amendoins são ricos em proteínas, aproximadamente, cada 200 g de amendoim torrado tem 30 gramas de proteína. Pesquisas recentes sobre o amendoim descobriram que ele também é rico em anti-oxidante e outras substâncias benéficas à saúde.

Eles representam uma fonte significativa do resveratrol, uma substância com potencial efeito retardador do envelhecimento. Por o amendoim ser considerado uma proteína incompleta recomenda-se que ele seja ingerido junto a outros alimentos como grãos integrais ricos em aminoácidos.

Esse alimento é também uma fonte desequilibrada de gordura sendo pobre em ômega 3, e por isso muitos alimentos que utilizam o amendoim como matéria prima são enriquecidos com ômega 3 (assim promovendo o balanceamento entre o ômega 3 e o ômega 6), tais como a manteiga de amendoim.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

5 respostas para “Receita de amendoim crocante caramelado”

  1. Avatar de Alessandra C
    Alessandra C

    Olá, procurava essa receita já a algum tempo…. preciso que me tire uma duvida?? o que é o Royal? é a gelatina?? pois não estou no Brasil e gostaria de saber se posso substituir isso por outro ingrediente???

  2. Avatar de cozinhavegetal
    cozinhavegetal

    Olá!
    Você poderia me dizer se o açúcar que você usou nessa receita é o cristal ou o refinado?
    Obrigada!
    Um abraço

  3. […] Esta e muitas outras receitas você vai encontrar no Arteblog. […]

  4. Avatar de Marisa
    Marisa

    Olá, adorei a receita porém, gostaria de obter a receita do amendoim crocante, revestidos com ervas, aquele salgadinho, para tira gosto.

    Desde já lhe agradeço.

    Um grande abraço,

    Marisinha

  5. Avatar de elizabete
    elizabete

    muito bom adorie a receita do amendoim crocante