O que é Aromaterapia?

Aromaterapia

A aromaterapia é muito utilizada para tratamentos relaxantes do corpo e também da alma. Em casas de massagem são feitas combinaçãoes de diversos óleos essênciais para trazer o bem estar dos clientes que procuram tirar o stress do trabalho diário.

O termo “Aromaterapia” foi inventado pelo químico francês R. M. Gattefossé. E foi por acaso: ele queimou a mão enquanto realizava um de seus testes.

Imediatamente colocou a mão numa vasilha com óleo essencial de lavanda e a ferida cicatrizou mais rapidamente. Foi ele quem escreveu o primeiro livro moderno de Aromaterapia, que, em poucas palavras, significa a utilização de óleos essenciais para tranqüilizar, despertar e melhorar o organismo.

 

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia (ciência que trabalha com as plantas),e que se utiliza durante um período pré determinado, das propriedades particulares dos óleos essenciais puros, obtidos com a finalidade de atender às necessidades físicas, mentais e emocionais de uma pessoa ou de um ambiente específico, promovendo seu equilíbrio e harmonia.

Na Idade Média, cientistas árabes desenvolveram a técnica da destilação em corrente de vapor de água, através da qual era possível preparar os óleos essenciais, fazendo-os passar através de materiais vegetais umedecidos que precisavam ser posteriormente resfriados para obter a destilação. Com o passar do tempo, estes óleos, empregados na perfumaria e cosmética, passaram a ser utilizados também com finalidades medicinais. Com o stress da vida moderna e o aumento da preocupação com o bem estar, a Aromaterapia nos ajuda a ter uma vida mais saudável.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “O que é Aromaterapia?”

  1. Avatar de Carol
    Carol

    Eu gostaria de saber se tem como fazer aromaterapia em casa??