Glicerina

Glicerol (Glicerina) com o nome químico de Propano-1,2,3-triol, é um composto orgânico. É líquido à temperatura ambiente, cerca de 25º.C, inodoro, viscoso e de sabor adocicado.

glicerina

A Origem do nome vem da palavra grega glykos (yavkóc), que quer dizer doce e o nome comercial é glicerina, usado comercialmente e com uma pureza acima dos 95%.

História da glicerina

Por volta de 600 A.C, os fenícios divulgaram um conhecimento alquimista de como se fazer sabão, que alguns séculos mais tarde, teve sua divulgação via Marselha dentro dos costumes galeses e germânicos. Nenhuma referência antiga pode ser encontrada com os nomes “glicerina” ou “glicerol”, pois esses nomes datam do século XX unicamente. No período da Renascença da Itália, referências de como se fazer sabão podem ser encontradas pela Europa Central e regiões da Alemanha nos séculos seguintes. Por volta do século XIV, no reinado de Carlos I, a coroa Inglesa monopolizava o comércio e fabricação de sabão e, até mesmo, cobrava uma taxa das pessoas que possuiam uma preferência por “limpeza”. No século seguinte, este conhecimento foi levado da alquimia à química, um exemplo histórico está em C.G.Geoffrey (1741), que intensificou seus estudos acerca da natureza das substâncias gordurosas, desencadeando a descoberta da glicerina. Menos de 40 anos depois, o químico Sueco Karl Wihelm Scheele foi o primeiro a isolar esse composto, em 1779, pelo aquecimento de uma mistura de litargírio (PbO) com óleo de oliva Foi ele quem formalizou a descoberta de que os óleos e gorduras naturais contém o que chamamos hoje de glicerina. Na época, ele a batizou de “o doce princípio das gorduras”.

Fonte: Wikipédia


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Glicerina”

  1. Avatar de luzinete
    luzinete

    Preciso de comprar glicerina liquida em grande quantidade, se alguem tiver me add no e-mail [email protected]

  2. Avatar de Gladstone Peregrino
    Gladstone Peregrino

    Tenho tambem oleo vegetal com acides alta

    16%.

    R$0,95 retirado na Bahia

    [email protected]

  3. Avatar de Gladstone Peregrino
    Gladstone Peregrino

    Tenho clicerina em quantidades!

    Att.

    Gladstone

    [email protected]

  4. Avatar de eliana
    eliana

    esse tipo de gricerina serve para massagear o cabelo aonde encontro

  5. Avatar de kaka:
    kaka:

    gostaria ; de telefone para comprar glicerina na europa se possivèl: obrigada

  6. Avatar de katia lourenç
    katia lourenç

    Por faor, gostaria de um nº de telefone para comprar glicerinas e essencias