Tratamento de cabelos

Com tanta poluição pelos ares, haja cabelo para aguentar. Tem por aí muitos tipos de tratamentos para pelo menos amenizar o efeito dos agentes químicos no ar e que acabam grudando e danificando os cabelos e até o couro cabeludo.

cabelo

Pesquisando sobre o assunto, descobri alguns tratamentos como massagem capilar, aromaterapia para os cabelos e outros:

A Massagem para os cabelos
Há milhares de anos que, na China, a massagem faz parte do sistema de medicina tradicional.

Segundo os chineses, a massagem promove o fluxo da energia vital – o chi – ao longo dos meridianos do corpo e, por isso, pode ser usada em uma diversidade de problemas.

O Shiatsu é uma forma de massagem que atua especificamente sobre os pontos em que se acredita que os meridianos estão mais na superfície da pele.

Quando massageados, eles ativariam o fluxo da energia vital.

Já a medicina ocidental comprova os efeitos da massagem sobre o hipotálamo com a produção das endorfinas e a diminuição do hormônio do estresse (o cortisol) no sangue.

Afora esses aspectos, a ativação do retorno venoso decorrente da massagem facilita a circulação e a oxigenação dos tecidos e, assim, potencializa a ação dos óleos essenciais e demais produtos tricotróficos aplicados no couro cabeludo do cliente.

A Massagem Capilar se divide em duas partes:
1 – A drenagem linfática
Todas as células do corpo são banhadas pela Linfa, um líquido leitoso cuja função é remover as toxinas e bactérias dos tecidos. Ela é composta de 96% de água e representa 15% do peso corporal, sendo a sua função reabsorver e devolver para a corrente sanguínea as proteínas plasmáticas que constantemente abandonam os capilares sanguíneos.

A Linfa trafega por uma rede de pequenos canais (os Ductos Linfáticos) que se interligam uns aos outros até atingirem o sistema venoso.

A drenagem linfática do couro cabeludo estimula o escoamento da Linfa para os Linfonodos, oportunizando para o local um plasma sanguíneo renovado, carregado de nutrientes essenciais.

Os Ductos Linfáticos do couro cabeludo se dividem em:
a – Os da região frontal que terminam nos Linfonodos Auriculares Anteriores.
b – Os da região têmporo-parietal que vão aos Linfonodos Parotídeos e Auriculares posteriores.
c – Os da região ocipital que terminam parte nos Linfonodos ocipitais e parte nos Linfonodos cervicais profundos inferiores.

A Linfa é vertida na corrente sanguínea nas junções das Veias Jugular e Subclávia nos dois lados do pescoço.

O compasso da Drenagem deve ser pressionar / relaxar.

2 – A massagem
Os movimentos da massagem são de deslizamento, amassamento e fricção por todo o couro cabeludo, inclusive na nuca e no trapézio.

A massagem começa na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continua na nuca e termina no alto do crânio.

A massagem favorece o contato dos óleos essenciais com a superfície do couro cabeludo, incorporando-os à camada córnea, favorecendo assim suas absorções.

Sessões regulares de drenagem linfática e massagem capilar contribuem para ativar o metabolismo do couro cabeludo, revitalizando os folículos pilosos.

Lembre-se sempre das contra-indicações formais que são as áreas inflamadas, machucadas ou que apresentem problemas no sistema linfático.

A aromaterapia para os cabelos

Os tratamentos naturais, por apresentarem menor probabilidade de causarem efeitos colaterais, estão cada vez atraindo mais pessoas.

A Fitoterapia (cura pelas plantas) é reconhecida pelos órgãos governamentais como uma técnica cientificamente validada para o tratamento de variadas condições de saúde.

A Organização Mundial da Saúde incentiva esta prática terapêutica.

A Aromaterapia é uma parte da Fitoterapia que consiste em utilizar os óleos essenciais das plantas com fins terapêuticos.

Conhecidos desde 6.000 anos atrás, quando já eram utilizados pelos egípcios, os óleos essenciais são hoje aliados importantes nos tratamentos capilares.

É comprovada a eficácia dos óleos essenciais nas suas ações anti-sépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas e estimulantes do couro cabeludo.

Frize-se que estes óleos só serão efetivos se tiverem sido convenientemente extraídos e corretamente conservados.

Ao escolher o melhor óleo para cada caso, o profissional recomendará ao cliente não lavar a cabeça após o procedimento, para que o mesmo seja bem absorvido pelo couro cabeludo.

Poderá também recomendar algum óleo para ser aplicado em casa pelo próprio cliente.

Os óleos essenciais sempre serão diluídos em óleos vegetais denominados de carreadores.

O óleo carreador será escolhido dependendo do tipo de couro cabeludo do cliente.

Clientes que apresentarem alergias, hipertensão, epilepsia, gravidez, couro cabeludo sensível, ferimentos, inflamações ou problemas do sistema linfático, necessitarão cuidadosa avaliação, pois para eles existem contra-indicações formais do uso de certos óleos.

Mais dados veja no site tricologia, tem assuntos bem interessantes que podem ajudar a entender melhor sobre tratamento dos cabelos.


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Tratamento de cabelos”

  1. Avatar de Mariangela Kassis
    Mariangela Kassis

    Adorei o site. É super interessante e é possível aprender muito com ele.Agradeço a oportunidade de poder frequentá-lo e copiar suas idéias.

  2. Avatar de SILVANA
    SILVANA

    gostaria de receber receitas para queda de cabelos tenho cabelos crespos,uso relaxamento e escova inteligente,mas agora excluir o relaxamento e estou só na escova mesmo assim meu cabelo esta muito quebrado e caindo muito. O que posso fazer com ele?

  3. Avatar de LAIANA
    LAIANA

    GOSTARIA DE PASSO A PASSO DESTE E OUTROS PENTEADOS (videos)

  4. Avatar de mara hashimoto
    mara hashimoto

    ola gostaria de saber mais sobre a drenagem capilar e a aromaterapia capilar e aonde encontrar os oleos da aromaterapia…estou fora do brasil japao…me mande uma resposta…obrigada….