Destilação de Óleos essenciais

Para extrair os óleos essenciais  preservando seus benefícios terapêuticos, é necessário que eles sejam destilados ou prensados a frio.

girassol.jpg

DESTILAÇÃO:

Óleos essenciais puros são extraídos de plantas (raízes, folhas, flores e sementes) através do processo de destilação a vapor. O vapor de água quebra os tecidos da planta liberando o óleo essencial em forma vaporizada. As essências vaporizadas, juntamente com o vapor de água, passam por um duto e são enviados para tanques de resfriamento.

Os vapores retornam à forma líquida, são separados da água e capturados como óleo essencial puro da planta. Uma variação deste processo muito utilizada nos dias de hoje é a extração através da destilação com CO2, a chamada SFE (supercitrical fluid extraction), que utiliza CO2 como solvente.

PRENSAGEM A FRIO:

Utilizada para produção de óleos cítricos. Neste método, a fruta é prensada e filtrada para retirada do óleo essencial puro.

Fonte: Ferquima


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

11 respostas para “Destilação de Óleos essenciais”

  1. Avatar de Cris Lunardi
    Cris Lunardi

    Aldonso, quem sabe eu possa te ajudar a comercializar as essências à laboratorios de perfumaria.

    Entre em contato por favor…. ([email protected])

    Obrigada,

    Cristiane

  2. Avatar de Aldonso Couto

    Estou prestes á produzir oleos essenciais da famosa pitanga folha pitangueira, entre outros como eucaliptus, murta cheirosa,guabiroba,guagiju, cerejeira e angico, entre outras especies nativas do sul do Brasil,preciso que alguem me indique compradores,como industrias de manipulação na area de cosmeticos e fármacos, por favor entrem em contato! obrigado.

  3. Avatar de TITO COSTA

    PRECISO COMPRAR RESIDUOS DE OLEO DE LARANJA, LIMAO, MENTA, CANELA , ESTES RESIDUOS SERAO PRA TIRAR CHEIRO EM SABAÕ QUE SAO FEITOS DE SEBO , TAMBEM UM GEL PRODUTO A BASE DE SOLVENTE QUERO TIRAR POR COMPLETO ESTES CHEIROS MAIS O CUSTO DESTES RESIDUOS TERAO QUE SER MUITO BARATOS PORQUE O PRODUTO FINAL E BARATO NESSECITO DE QUANTIDADE GRANDE QUEM SOUBER ONDE POSSO COMPRAR ESTES RESIDUOS OU MESMO PRODUTOS PARECIDOS ME AVISE QUE EU COMPRO PRA TAMBORES DE 200 LITROS FONE 62 32823101

  4. Avatar de Claucir Luís
    Claucir Luís

    Gostaria de saber como posso produzir óleos essenciais em casa. O passo a passo da produção e o material necessário, bem como ervas, raizes folhas, cascas, etc. e seu respectivo óleo. Obrigado.

  5. Avatar de Guilherme Fuentes

    Seu Assesor en Destilación de Oleos Essenciais, ademais disenho e fabrico Destiladores pequenos de baixo costo para pessoas que estén comenzando o deseen fazer seus propios oleos essenciais en sua casa. consultas : [email protected] e [email protected]

    Jaguari RS.

  6. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Quem sabe me indicar alguns fabricantes de quem eu possa adquirir destiladores a vapor para óleos essênciais? Pretendo destilar uma quantidade razoável, cerca de 80 a 100 quilos de material por dia, por isso, preciso de um destilador que atenda a esta necessidade.

    Obrigado a todos.

  7. Avatar de Michele
    Michele

    Olá, gostaria de saber passo a passo como poderia fazer em casa para extrair óleos de ervas.Obrigada.

  8. Avatar de ivan grassmann
    ivan grassmann

    Qual e onde consigo destilador para extraçâo de oleos de ervas.

  9. Avatar de arteblog.net
    arteblog.net

    Crendices, no sentido de crença, crer, acreditar, como é o caso de muitas religiões que usam este óleo para afastar as forças negativas.

  10. Avatar de Wilmar
    Wilmar

    Manifesto aqui minha total indignação quanto a terminologia "crendices" utilizada no artigo: Óleo de arruda – essência, crendices.

    Em qualquer dicionário, crendice significa crença absurda e ridícula.

    Face ao exposto, ficou evidenciado o total desconhecimento de vocês quanto ao milenar conhecimento do comprovado efeito das ervas para o afastamento de energias negativas, entre outros, utilizadas em todo mundo, em todos os tempos e por todas os credos.

    Peço mais respeito às, pelo menos, 4,8 bilhões de pessoas que de uma forma ou de outra, utilizam defumação em rituais sejam quais forem.