Base Glicerinada para sabonete artesanal

No mercado existem vários tipos de bases glicerinadas para fazer sabonetes artesanais.  Escolha uma e faça lindos sabonetes para presentes e também para o próprio uso.

sabonetes.jpg

Uma das marcas que já usei foi a Limne e é de muito boa qualidade, nunca deu problemas no resultado final dos sabonetes artesanais.

Para que o sabonete fique mais espumante, coloque um pouco de lauril líquido, cerca de 10 ml para cada quilo de base.

Sempre é bom borrifar álcool de cereais, após encher as forminhas, ele acaba com aquelas bolhinhas que ficam no sabonete.

Veja outras receitas de como fazer produtos artesanais, como

  • Amaciante
  • Perfume
  • Sabonete
  • Sabonete líquido
  • Desodorizador
  • Creme hidratante

Amaciante

  • Base AM 1 X 30 – 1 kg;
  • Água 30 litros;
  • Corante a base de água;
  • Fragrância 60ml

Colocar pouco a pouco 3 litros de água quase fervendo, ou fria em um litro de base AM e misturar até ficar bem diluída. Ir misturando o resto da água fria aos poucos até 30 litros. Adicionar o corante, misturar bem e acrescentar a fragrância. Deixar 12 horas descansando antes de embalar. No caso de corante em pó, separar uma parte da água para dissolver o corante.
Obs: Caso fique alguma coisa sem diluir no final do processo, passar o amaciante em uma “peneirinha”.
OBS: Pode bater no liquidificador que fica ótimo. Coloque uma colher da base no liquidificador e até a metade de água, bata um pouco e adicione mais água até que fique cheio o copo, bata mais um pouquinho.
Reserve em um balde. Desta forma fica bem diluído. Repita a operação batendo de colher em colher até terminar o pote de base.

Sabonete líquido

Diluir 1 parte da base para 4 partes de água. Colocar a base em uma bacia e adicionar um pouquinho de água e mexer lentamente até misturar bem, colocar mais água e mexer e assim por diante até terminar a água.
Adicionar o corante a gosto e lentamente, sempre mexendo.
No final, adicionar uma tampinha de essência para 1 litro de sabonete pronto. (cerca de 10 mls)
Atenção: A essência deverá ser colocada lentamente e mexendo sempre.
Caso coloque muita essência, o sabonete vai desandar e ficar bem líquido.

Obs: Faça em partes, diluindo 1 copo da base para 4 copos de água que é mais prático e pode colocar a essência e corante que achar melhor.

Desodorizador

Para 500 ml de Veículo de perfume adiciona de 20 a 30 ml de essência, tampa bem o frasco e deixa descansar por pelo menos 10 dias em local escuro e fresco.
REPELENTE: Diluir 15 ml de óleo de citronela em 200 ml de álcool de cereais (compra em farmácia de manipulação) e embala em um frasco borrifador. Espirra dentro de casa moderadamente para espantas bichinhos, pernilongos e mosquitos.

Creme Hidratante / Loção Hidratante

  • Base HDR 1 X 4 / 1 X 6 litro;
  • Água Filtrada ou deionizada;
  • Fragrância 20ml;
  • Extrato 5 a 10ml;

Dissolver toda a base HDR 1 X 4 / 1 X 6 em 4 litros (creme) ou em 6 litros (loção). Conforme for misturando, aumentar a força de agitação. Acrescentar a Fragrância. Quanto maior for a agitação, maior será o brilho do creme.

Sabonete Simples (Glicerinado)

  • Base Glicerinada para sabonete;
  • Panela esmaltada;
  • Essência de sabonete de sua preferência;
  • Extrato (opcional);
  • Lauril (opcional);
  • Papel Filme.

Coloque a panela esmaltada em banho-maria e em fogo baixo. Em seguida, pique a base glicerinada e coloque-a dentro da panela esmaltada. Aguarde derreter até ficar bem líquida, acrescente 30ml de essência, 10ml de extrato e 10ml de lauril. Despeje a glicerina nas formas. Espere de 30 min a 2hrs (dependendo da base) para secagem completa.

Perfume

  • Diluir 10 ml de essência em 50 ml de veículo para perfume.
  • Colocar no frasco âmbar (escuro, fechar bem e deixar 10 dias descansando, sendo que, fazer alternado 1 dia na geladeira e outro fora em temperatura ambiente e local sem muita claridade. Depois só usar.

Atenção: Estas receitas são de caráter informativo sobre aplicações industriais baseadas em testes realizados em laboratório e a empresa não se responsabiliza por eventual utilização de quaisquer das fórmulas apresentadas, sem a devida obediência as normas legais que regulamentam a fabricação e comercialização dos referidos produtos.


Publicado

em

, , ,

por

Tags:

Comentários

40 respostas para “Base Glicerinada para sabonete artesanal”

  1. Avatar de PATRICIA DE SOUZA FE
    PATRICIA DE SOUZA FE

    olá gostaria de saber?

    preciso adicionar ( lauril ou base para shampoo) na base de glicerina para sabonetes. para espumar?

    quanto de essencia e corantes posso usar pra 1 kilo de base?

    Obrigada!!!!

  2. Avatar de Djalma Santo
    Djalma Santo

    Bom dia.

    Gostaria de receber tabela de preços e condições de venda das bases glicerinadas para sabonetes e das formas para os mesmos.

    Grato

    Djalma

  3. Avatar de Adriana
    Adriana

    Em que lugar do Rio de Janeiro vende lauril líquido, base glicerinada e essências para fazer sabonetes?

  4. Avatar de Monica
    Monica

    Quero algum curso de velas perfumadas e decorativas e tambem de sabonetes artesenais no Rio de Janeiro,embora eu more no Centro da Cidade ,pode ser em qualquer bairro .Prefiro aula presencial ,do que por e-mail ou correspondencia .

    Obrigada !!!

  5. Avatar de MARCUS SIVIERO

    Prezado(a) Senhor(a) Artesão(ã)

    Nós somos a OFFICINALIS — Oficina de Manipulação Cosmética Ltda.

    É nosso prazer convidá-lo a visitar nosso site, nossos principais produtos são as várias bases glicerinadas para sabonetes, moldes, essências naturais, embalagens especiais e estamos nos adaptando para produzir um maior número de materiais desse ramo.

    Oferecemos cursos para produção e montagem de sabonetes artesanais, podemos levar ao seu estabelecimento cursos especializados para confecção de moldes de silicone, embalagens, trabalhos especiais com bases glicerinadas.

    Somos fabricantes e não revendedores, ficaríamos muito gratificados se VV. SS. nos visitassem nas páginas do site http://www.officinariun.com.br e entrasse em contato conosco e temos certeza que ao conhecer nosso material VV.SS. passarão a usá-los com preferência absoluta nos vossos próximos trabalhos.

    Cordialmente nos colocamos à vossa disposição:

    Marcus Siviero

  6. Avatar de Verônica
    Verônica

    gostei muito desse site, quero começar a fazer sabonetes para almentar a minha renda, aonde eu consigo comprar todos esses materiais para começar a trabalhar?..me mande respostas por favor!!! Abraços.

  7. Avatar de Rosangela

    ola gostaria muito de saber onde comprar formas,glicerina,essencia,corante para poder fazer velas artesanal ,que tenha como pagar pelos bancos do Brasil ou Bradesco

  8. Avatar de SIMONE
    SIMONE

    BOA TARDE!

    GOSTEI MUITO DO SITE DE VOCÊS É NOTA 10…

    obs: GOSTARIA DE SABER UMA COISA PARA BORRIFAR É NECESSÁRIO APERTA QUANTAS VEZES PARA NÃO CRIAR BOLHAS.OBRIGADO

  9. Avatar de Ronald Mello
    Ronald Mello

    Olá ! gostaria de saber como fazer sabonete cremoso , será que vcs teriam uma receita para me mandar ?