Base Glicerinada para sabonete artesanal

No mercado existem vários tipos de bases glicerinadas para fazer sabonetes artesanais.  Escolha uma e faça lindos sabonetes para presentes e também para o próprio uso.

sabonetes.jpg

Uma das marcas que já usei foi a Limne e é de muito boa qualidade, nunca deu problemas no resultado final dos sabonetes artesanais.

Para que o sabonete fique mais espumante, coloque um pouco de lauril líquido, cerca de 10 ml para cada quilo de base.

Sempre é bom borrifar álcool de cereais, após encher as forminhas, ele acaba com aquelas bolhinhas que ficam no sabonete.

Veja outras receitas de como fazer produtos artesanais, como

  • Amaciante
  • Perfume
  • Sabonete
  • Sabonete líquido
  • Desodorizador
  • Creme hidratante

Amaciante

  • Base AM 1 X 30 – 1 kg;
  • Água 30 litros;
  • Corante a base de água;
  • Fragrância 60ml

Colocar pouco a pouco 3 litros de água quase fervendo, ou fria em um litro de base AM e misturar até ficar bem diluída. Ir misturando o resto da água fria aos poucos até 30 litros. Adicionar o corante, misturar bem e acrescentar a fragrância. Deixar 12 horas descansando antes de embalar. No caso de corante em pó, separar uma parte da água para dissolver o corante.
Obs: Caso fique alguma coisa sem diluir no final do processo, passar o amaciante em uma “peneirinha”.
OBS: Pode bater no liquidificador que fica ótimo. Coloque uma colher da base no liquidificador e até a metade de água, bata um pouco e adicione mais água até que fique cheio o copo, bata mais um pouquinho.
Reserve em um balde. Desta forma fica bem diluído. Repita a operação batendo de colher em colher até terminar o pote de base.

Sabonete líquido

Diluir 1 parte da base para 4 partes de água. Colocar a base em uma bacia e adicionar um pouquinho de água e mexer lentamente até misturar bem, colocar mais água e mexer e assim por diante até terminar a água.
Adicionar o corante a gosto e lentamente, sempre mexendo.
No final, adicionar uma tampinha de essência para 1 litro de sabonete pronto. (cerca de 10 mls)
Atenção: A essência deverá ser colocada lentamente e mexendo sempre.
Caso coloque muita essência, o sabonete vai desandar e ficar bem líquido.

Obs: Faça em partes, diluindo 1 copo da base para 4 copos de água que é mais prático e pode colocar a essência e corante que achar melhor.

Desodorizador

Para 500 ml de Veículo de perfume adiciona de 20 a 30 ml de essência, tampa bem o frasco e deixa descansar por pelo menos 10 dias em local escuro e fresco.
REPELENTE: Diluir 15 ml de óleo de citronela em 200 ml de álcool de cereais (compra em farmácia de manipulação) e embala em um frasco borrifador. Espirra dentro de casa moderadamente para espantas bichinhos, pernilongos e mosquitos.

Creme Hidratante / Loção Hidratante

  • Base HDR 1 X 4 / 1 X 6 litro;
  • Água Filtrada ou deionizada;
  • Fragrância 20ml;
  • Extrato 5 a 10ml;

Dissolver toda a base HDR 1 X 4 / 1 X 6 em 4 litros (creme) ou em 6 litros (loção). Conforme for misturando, aumentar a força de agitação. Acrescentar a Fragrância. Quanto maior for a agitação, maior será o brilho do creme.

Sabonete Simples (Glicerinado)

  • Base Glicerinada para sabonete;
  • Panela esmaltada;
  • Essência de sabonete de sua preferência;
  • Extrato (opcional);
  • Lauril (opcional);
  • Papel Filme.

Coloque a panela esmaltada em banho-maria e em fogo baixo. Em seguida, pique a base glicerinada e coloque-a dentro da panela esmaltada. Aguarde derreter até ficar bem líquida, acrescente 30ml de essência, 10ml de extrato e 10ml de lauril. Despeje a glicerina nas formas. Espere de 30 min a 2hrs (dependendo da base) para secagem completa.

Perfume

  • Diluir 10 ml de essência em 50 ml de veículo para perfume.
  • Colocar no frasco âmbar (escuro, fechar bem e deixar 10 dias descansando, sendo que, fazer alternado 1 dia na geladeira e outro fora em temperatura ambiente e local sem muita claridade. Depois só usar.

Atenção: Estas receitas são de caráter informativo sobre aplicações industriais baseadas em testes realizados em laboratório e a empresa não se responsabiliza por eventual utilização de quaisquer das fórmulas apresentadas, sem a devida obediência as normas legais que regulamentam a fabricação e comercialização dos referidos produtos.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Base Glicerinada para sabonete artesanal

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - FranciscoEm: março 6, 2007 | Em Aprender, Geral, Produtos, Sabonete  |

40 respostas para “Base Glicerinada para sabonete artesanal”

  1. sandra correia disse:

    Meu contacto é o Email sancristvc@gmail.com obrigada

  2. sandra correia disse:

    Meus cumprimentos pelo vosso site, sou de portugal e já estou desesperando, ninguem vende bases glicerinadas aqui em portugal (apenas liquida) gostaria de saber se existiria a possibilidade de vocês me indicarem alguem que me possa enviar para portugal e se fica muito caro ou não, agradeço

  3. Eliete F.Ferreira. disse:

    Eu sou dificiente auditiva mora rio de janeiro bairro bangu RJ, tenho 40 anos de idades..E tenho interesse fazer curso sabonetes e velas..Gostaria saber onder fazendo curso sabonetes, curso qual é a melhor base glicerinada para sabonetes,que não tenha álcool,pois a que uso deixa cheiro de álcool nos sabonetes,também gostaria de saber como posso deixar meu sabonete com uma consistência mais cremosa,adiciono base hidratante?…se vocês puderem me ajudar nesses casos eu agradeço muito.

    Obrigada. TEL:(021)3422-1894 RECADO PRISCILA RUTH..

  4. Iara disse:

    Gostaria de saber qual é a melhor base glicerinada para sabonetes,que não tenha álcool,pois a que uso deixa cheiro de álcool nos sabonetes,também gostaria de saber como posso deixar meu sabonete com uma consistência mais cremosa,adiciono base hidratante?…se vocês puderem me ajudar nesses casos eu agradeço muito.

    Obrigada.

  5. Lody Perfecta disse:

    Gostaria de saber como faço para obter um sabonete com perfume mais intenço e que permaneça por mais tempo e como diminuir o cheiro de alcool nele

    obrigada.

  6. paula regina dias ro disse:

    como faço para o sabonete ficar com o cheiro da essência que adicionei,pois os meus estão ficando com cheiro de sabão e alguns com cheiro de alcóol ,obrigada Paula Regina

  7. dolores disse:

    http://ojoconelarte.cl/?a=63
    aqui tem informaçoes sobre os aditivos que podemos colocar no sabonete e o que cada um faz. espero a dica ajude com seus sabonetes, eu ainda nao esperimentei, mas vale a pena tentar tudo!:-)

  8. Paola disse:

    Olá boa tarde, gostaria de saber onde encontro a base glicerinada da Harmony, pois trabalho em uma loja em São José dos Campos – SP, e estamos a procura de bases boas e baratas. Temos duas marcas aqui que vendemos mas estão saindo meio caras.

    Gotaria de saber também se a Harmony trabalha com matérias primas: essências, lauril, extratos glicólicos….

    Aguardo resposta

    Paola – Aromas e Mimos

  9. Carol disse:

    Gostaria de saber qual é a melhor base glicerinada para sabonetes,que não tenha álcool,pois a que uso deixa cheiro de álcool nos sabonetes,também gostaria de saber como posso deixar meu sabonete com uma consistência mais cremosa,adiciono base hidratante?…se vocês puderem me ajudar nesses casos eu agradeço muito.

    Obrigada.

  10. Gostei desse post! 😀