Formação de cores na bola de sabão

Curiosidade sobre bolas de sabão: Quando formamos uma bola de sabão, ela fica colorida e as cores correndo pela superfície, isso ocorre pela reflexão da luz que bate na bolha. A luz visível apresenta luz de todas as cores.

bolha

Como a espessura do filme da bolha de sabão não é uniforme na superfície irão aparecer partes com diferentes efeitos de cores lindas.

bolha

Quando a quantidade de água é limitada, as moléculas de sabão podem se arranjar em estruturas diferentes: as bolhas de sabão. Bolhas de sabão, assim como a membrana plasmática são formadas por bicamadas de moléculas anfipáticas, estrutura esta cuja manutenção não depende de ligações químicas entre as moléculas, mas somente das interações hidrofílicas e hidrofóbicas de seus componentes. Desta forma, as moléculas que constituem as membranas não têm uma posição física estática, mas, ao contrário, podem mover-se livremente, o que dá um caráter fluido à membrana. Na bolha de sabão a fluidez pode ser observada claramente. O mesmo sucede com as membranas biológicas, por isso a analogia bolha de sabão/membrana é um elemento útil na compreensão da estrutura celular – Veja mais em: sbbq.org.br


Publicado

em

,

por

Tags: