Super dicas para reciclar garrafas de todo o tipo

Muito se fala a respeito de sustentabilidade. O mundo todo prega uma cultura que abandone velhos hábitos de desperdício de material para que nos habituemos a empregar a reciclagem de objetos que originalmente iriam parar no lixo.

Selecionamos algumas ideias para você reciclar de modo fácil, divertido, prático e bonito os mais variados tipos de garrafas. Pode ser pet, de vidro, de água ou até mesmo suas respectivas tampas.

Confira as sugestões para reciclagem:

Dando novo destino para tampas de garrafa:

Cobrindo a mesa com um mosaico de tampas:

recomendamos este artesanato para mesas que decorem espaços mais divertidos da casa, como o jardim, a churrasqueira, a varanda.

Neste trabalho acima foram usadas tampas de garrafas de vidro de cerveja e refrigerante. A cola que vai servir para grudar depende do material em que é feita a mesa, pode variar entre uma simples cola para madeira, ou um rejunte para azulejo, ou um cimento bem mole.

reciclagem 01

Jogo de damas com tampinhas:

Desperte na criançada o gosto pelos objetos recicláveis e a importância de se reaproveitar o lixo que não é lixo. Este trabalho é facilmente feito pelos pequenos.

Use dois tipos de papel para fazer a base do jogo, trance tudo usando tiras de papel e grude com cola quente. Use tampas de garrafas de vidro para servir de peça.

reciclagem 02

Jogo da memória:

Crianças não tão grandinhas adoram este jogo! Faça as pecinhas usando tampas um pouco maiores, como aquelas encontradas em garrafas de plástico de leite de um litro.

reciclagem 03

Mosaico colorido:

Este lindo mosaico foi feito exclusivamente com tampas de garrafas pet. Para isso, pintou-se cada uma delas com uma mistura de três partes de tinta guache ou acrílica para uma parte de cola branca escolar. Se você tiver paciência e não quiser pintar as tampinhas, é só juntar as cores desejadas, peça para parentes e amigos guardarem as tampas para você.

Sugestões de reaproveitamento de garrafas para o seu jardim:

reciclagem 04

Reutilize o garrafão de água de 20 litros:

Este tipo de embalagem tem um tempo máximo de vida útil. Por serem constantemente manuseadas, estas garrafas sofrem com rachaduras e ficam imprestáveis. A solução é reciclar. Se você quer plantar algo grande, corte o garrafão um pouco acima do meio e coloque terra até o gargalo. Depois, para que a água vaze com facilidade, pendure um funil feito com garrafa pet com tampa e um pedaço de barbante forte.

reciclagem 05

Plantar em pequenos espaços não requer trabalho. Use garrafas de cinco litros de água e cultive o que desejar. Sem sujeira e sem incômodo!

horta do lar doce lar 01

Horta no muro do lar doce lar do Programa Caldeirão do Huck:

Na atração, as residências são reformuladas com as lindas e grandiosas ideias do arquiteto Marcelo Rosenbaum e sua equipe. Na imensa maioria das vezes, as casas recebem projetos bem inovadores para garantir economia de energia, captação da água da chuva e outras soluções criativas e bem sustentáveis. Para que você aprenda e consiga executar sozinho a ideia, hoje nós selecionamos uma novidade bem fácil que foi usada em várias casas do Lar Doce Lar. É a mini horta feita com garrafas pet que ficam presas à parede. Veja aqui.