Couve e os benefícios para a saúde

A couve é uma verdura que dá para fazer frita ou crua e fica uma delícia. O cultivo é muito fácil, e em qualquer pedacinho de terra podemos plantar uns pés de couve e ter para fazer uma salada de vez em quando.

Pé de couve

Foto de pé de couve

Além de ser um produto que você sabe que é natural e puro sem nenhum veneno, que geralmente são usados em cultivos maiores para combater as pragas.

captura-de-tela-2016-10-25-as-08-14-51

Para plantar é só lascar o galho de um pé maior de couve e que tenha uns brotinhos próximos das folhas. Enterre este galho em uns 10 cm de terra, depois molhe pelo menos uma vez por dia. Dentro de pouco tempo ela brota e começa a sair mais folhas.

Benefícios da couve

Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C e E.
Boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.
Contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.

captura-de-tela-2016-10-25-as-08-06-16

Inconveniente

  • Mesmo cozidas, podem causar flatulência (gases intestinais)

Membro da família dos repolhos, a couve tem as folhas arredondadas e é um vegetal que cresce melhor em clima frio. Na verdade, a exposição a geadas até melhora seu sabor. Embora os tipos de couve que formam folhas vermelhas, roxas e amarelas sejam usada mais para fins decorativos (tanto no jardim como na mesa) do que como alimentos, todas as variedades são comestíveis e altamente nutritivas.

couve

A couve – como outros membros da família dos repolhos – é excelente fonte de vitamina C e beta-caroteno, que o corpo humano transforma em vitamina A. De fato, uma xícara de couve contém o dobro das necessidades diárias desses nutrientes. Outros nutrientes encontrados numa xícara de couve são 5mg de vitamina E, 30 mcg (microgramas) de folato, 135 mg de cálcio, 2 mg de ferro e 450 mg de potássio. Também fornece mais de 1g de fibras com apenas 50 calorias, o que torna a couve um alimento muito nutritivo, altamente recomendado para quem se preocupa com o peso.

Além disso, a couve contém mais ferro e cálcio que quase qualquer outra verdura; seu alto teor de vitamina C aumenta a capacidade de absorção destes minerais pelo organismo. Servir couve com molho de limão ou com outras frutas cítricas na mesma refeição acelera a absorção de ferro e cálcio.

couve-manteiga

Os bioflavonóides, carotenóides e outros componentes que combatem o câncer estão presentes em grande quantidade na couve. Ela também contém indóis, compostos que podem diminuir o potencial cancerígeno do estrogênio e induzir a produção de enzimas que protegem contra doenças.

O modo tradicional de comer couve é cozida. Para preservar as vitaminas A e C, devemos cozinhá-la rapidamente com pouca água. Pode ser cozida no vapor, picada e refogada com outros legumes ou verduras, ou cozida em caldo para uma deliciosa sopa. A couve encolhe consideravelmente durante o cozimento; são necessárias 3 xícaras de couve crua para se obter 1 xícara dela cozida.

Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Publicado

em

,

por

Comentários

166 respostas para “Couve e os benefícios para a saúde”

  1. Avatar de rosemary nunes
    rosemary nunes

    gostaria de saber se a couve ajuda na digestao, pq tenho o estomago bem alterado e isso me incomoda muito, ja fiz td que sabia e nao obtenho resultado, me disseram que tomando batido em jejum ele diminue …obrigada, aguardo resposta se possivel

  2. Avatar de monica araujo
    monica araujo

    Tomo 1 copo de suco de couve com limão todos os dias em jejum. Sofro de prisão de ventre e estou com queda de cabelo. Devo continuar?
    Qual é a dose diária recomendada?
    Obrigada!

  3. Avatar de thallisom fernando
    thallisom fernando

    oi eu gostaria de saber se tomar suco de couve derruba pedras nos rins???muito obrigado!

  4. Avatar de maria aparecida de o
    maria aparecida de o

    tomo suco de couve todos os dias em jejum as vezes com um pedaço de pepino, sou obesa e tenho artrose , o suco de couve pode me ajudar nestes problemas de saude

  5. Avatar de fatima hora
    fatima hora

    gostaria de saber , se é verdade que tomar suco de couve com limão, emagrece e tira a barriga.

    1. Avatar de georvandira
      georvandira

      sim e verdade. emagece com saude continui tomando

    2. Avatar de TECA.NER
      TECA.NER

      acho que nao. pois a minha nutricionista passo .dois cubo de couve em forma de gelo com aveia mais fruta .bater tudo e tomar todos os dias .ainda nao vi efeito

  6. Avatar de Max Moreira
    Max Moreira

    sou praticante de musculação – hipertrofia gostaria de saber se tomar o suco de couve ajuda a diminuir o hormonio feminino no homem deixando apenas o testoterona ativo no homem??

    1. Avatar de juliana
      juliana

      amigo isso é mentira porque se fosse verdade as mulheres nao poderiam tomar o suco!

  7. Avatar de alana
    alana

    olha eu tomo suco de ouve todo dia ,mas me falaram q poder dar anemia o exagerado consumo ;queria sabre quanto devo ingerir por dia pou tres vezes por semana esta bom?

    1. Avatar de julana
      julana

      voce deve ingerir apenas um copo do suco ao dia,porque a couve faz com que a digestao seja mais rapida e se voce tomar muitas vezes ao vai sentir muita fome!

  8. Avatar de faruk
    faruk

    COUVE É MARAVILHOSA!!!TENHO PRESSÃO ALTA FAZ TEMPO E COMO COUVE EM SALADA TEMPERADA COM AZEITE EXTRAVIRGEM E LIMÃO…COMO ATE OS TALOS…EXCELENTE!!!

  9. Avatar de Eliane Umbelino
    Eliane Umbelino

    Gostaria de saber de é verdade que a couve pode aumentar a pressão arterial.

    A quinze dias adquiri o hábito de tomar suco de couve puro em jejum pela manhã, 1 chícara.

    Fique preocupada, preciso saber se faz mal e se tem algum problema de tomar o suco dela em jejum.

    Eliane

    1. Avatar de Cléber
      Cléber

      Não Amiga pode tomar todos os dias, é legal vc bater com suco de laranja fica mais gostoso e ainda é muito bom para o estomago

  10. Avatar de Neusa
    Neusa

    Como uma pessoa que tem síndrome do intestino irritável pode comer couve?Já tem algum tempo que não posso comer.