Empreendedor Individual, sair da informalidade

Como um Empreendedor Individual você vai sair da informalidade e ter seu CNPJ para poder comprar seus produtos no atacado de qualquer empresa, pois vai passar a ser uma micro empresa individual com a documentação fornecida pela Receita Federal, que é o CNPJ.
Para legalizar seu comércio de produtos e serviços, procure um escritório de contabilidade ou o SEBRAE.
Ou veja no Portal do Empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br.
Lá tem todas as normas e exigências e ainda o SEBRAE vai dar cursos sobre o tema.
Sua despesa principal vai ser contribuir com 11% do salário mínimo, que é de R$ 51,15 para o INSS e dá direito a vários benefícios, como aposentadoria por idade. Os prestadores de serviços terão que pagar mais 1% de ICMS e R$ 5,00 de ISS mensal.
A partir desta quarta-feira, 1º de julho de 2009, os interessados em formalizar seus negócios deverão acessar o Portal do Empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br. Nele, o profissional obterá o registro no CNPJ e as inscrições na Previdência Social e na Junta Comercial. A previsão é que esse processo dure no máximo 30 minutos.
E ainda tem a vantagem de trabalhar tranquilo sem ter medo de ser multado por um fiscal da Receita. Pode dar Nota Fiscal de seus produtos porque está tudo dentro da Lei.