Como usar o hipoclorito de sódio e proporção de diluição

hipocloritodesodioO Hipoclorito de Sódio 10-12% pode ser diluído em até 1 litro para 4 litro de água para lavar banheiros e partes da casa com revestimentos e diluindo 1 litro para 3 já fica bem mais forte e é recomendado para uso em banheiros mais movimentados e limpeza geral.

Para limpar

O Hipoclorito de sódio diluído vira um alvejante ou a água sanitária comum compradas no mercado e vai matar uma grande quantidade de bactérias e eliminar até alguns tipos de de vírus.

Para diluir o hipoclorito é preciso tomar alguns cuidados, pois é corrosivo e pode queimar os olhos e a pele. Quando espirrado na pele, lavar imediatamente com bastante água. Use óculos, luvas e roupa com mangas compridas sempre no manuseio do hipoclorito, evitando assim, o contato com a pele.

Limpar tanques usados na fermentação de vinho e cerveja: Diluir o hipoclorito 1 litro para 10 litros de água, passar bem e depois enxaguar com água várias vezes para retirar o cheiro e não contaminar os produtos. Pode usar depois o alcool ou etanol para retirar toda impureza das superfícies.

Uso doméstico comum: 1 litro de hipoclorito para 5 de água.

Lavar calçadas: Diluir 1 litro para 3 de água

Limpar restos de tintas de calçadas: Diluir 1 litro de hipoclorito para 1 litro de água ou pode usar até puro, espalhando com uma vassoura sobre a superfície já molhada, deixando agir por uns 5 minutos.

Caixa de água: Diluir 1 para 10 de água, passar e depois enxaguar bem.

Para fazer uma cloração de impacto em poços ou sistemas de água para desinfecção, é usada uma solução 2% de alvejante doméstico. Para sistemas maiores, pode-se usar produtos mais concentrados, porque assim usa-se em menores quantidades. A alcalinidade da solução de hipoclorito de sódio também causa a precipitação de minerais presentes na água, como o carbonato de cálcio (calcário), de forma que a cloração de impacto é geralmente seguida de entupimento do sistema. A precipitação dos minerais também preserva bactérias, o que faz desta prática, de alguma forma, pouco eficaz na desinfecção para a qual ela é proposta.

O hipoclorito de sódio tem sido usado na desinfecção de água potável na concentração de 1 L de alvejante doméstico para cada 4000 L de água. A quantia exata necessária depende da química da água, da temperatura, do tempo de contato e da presença ou ausência de sedimentos. Para desinfecções de emergência, o EPA, órgão americano responsável pela qualidade da água naquele país, recomenda o uso de 2 gotas de alvejante doméstico com 5% de hipoclorito de sódio por litro de água. Se a água assim tratada não tiver cheiro de alvejante, deve-se adicionar mais 2 gotas de alvejante.

O uso de desinfetantes baseados em cloro na água doméstica, embora esteja disseminada, tem levado a controvérsias devidas à formação de pequenas quantidades de subprodutos tóxicos, como clorofórmio.

O hipoclorito também é usado na Odontologia, durante o tratamento de canal, para desinfetar o canal e dissolver qualquer resto de tecido da polpa do dente.

É usada uma solução alcalina (pH 11,0) de hipoclorito de sódio para tratar água efluente da indústria da galvanoplastia contendo diluições de cianeto (< 1 g/L). Soluções mais concentradas de cianeto são bem mais difíceis de serem dispostas.

Também é usado na produção de placas PCB, onde sua propriedade corrosiva demarca o trilhamento de cada camada da placa.

A Barrilha é misturada para que a água sanitária não manche as roupas. Para uso geral na limpeza, não é necessário misturar a barrilha.

O alvejante para uso doméstico que é vendido no mercado é uma solução de 2,0 a 2,5% de hipoclorito de sódio no momento da fabricação. A concentração varia de uma formulação a outra e diminui gradualmente com o tempo de prateleira.

Soluções entre 10 à 12% de hipoclorito de sódio são bastante usadas em cisternas e em abastecimento de água para clorar a água. Existem produtos para a cloração de piscinas que contêm aproximadamente 30% de hipoclorito de sódio. O sal cristalino também é vendido para o mesmo uso; tal sal contém menos que 50% de hipoclorito de sódio. Porém, o nível de “cloro ativo” pode ser bem mais alto.

Comentários

Uma resposta para “Como usar o hipoclorito de sódio e proporção de diluição”

  1. Avatar de Cicero Coelho Pedrosa
    Cicero Coelho Pedrosa

    Por favor
    Para desinfeção dos textos de vacas leiteiras antes da ordenha quantos devo colocar de hipoclorito de sódio a 13 por cento em 5 lts de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *