Cultivo da Alfazema

Alfazema

Como fazer mudas de alfazema (Lavandula vera): tem dois modos de fazer mudas, uma é semeando a semente e outra é fazendo mudas da própria planta por estaquias ou mergulia.

A alfazema é usada em cosméticos e como auxiliar no tratamento para insônia, ansiedade, nervosismo, dor muscular, acne e inflamações na pele e tem propriedades analgésica, sedativa, antiinflamatória, anti-séptica, relaxante, calmante. Partes usadas: Flores, folhas e caule.

Cultivo: planta de clima subtropical. Planta-se as mudas em solos ricos em húmus, porém, com pouca umidade. O espaçamento ideal é de 50cm por 1m; Colheita: retira-se as espigas quando as flores se abrirem. As folhas também são colhidas, na época da floração. As espigas e as folhas devem ser secas à sombra e em local ventilado, acondicionando-as em sacos de papel bem fechados, ou ainda produzindo farelo das folhas secas e acondicionando-o em pote de vidro hermeticamente fechado.

A estaquia é, talvez, o método mais utilizado para propagar plantas. Sobretudo entre leigos. Trata-se, simplesmente, de destacar um galhinho da planta e fazer dele uma muda. De qualquer modo, o sucesso poderá ser melhor assegurado se forem observados os seguintes detalhes: galhinho, que vai originar a nova muda, deve ser retirado, de preferência, após o período de floração. A estaca deve ter cerca de 20 centímetros de cumprimento e conter, pelo menos, 5 gemas ou “olhos”. As folhas devem ser retiradas da metade inferior da estaca. As restantes, cortadas pela metade.

Alfazema - lavanda

Corte da base da estaca deve ser feito em forma de chanfrado duplo, para facilitar o enraizamento. O corte da outra extremidade, em chanfrado simples, de modo a evitar o acúmulo de água. Mergulhar a extremidade inferior em hormônio enraizador, antes do plantio, apressa o processo e assegura melhores resultados. Cobrir o vaso, em que a muda foi plantada, com um saco plástico transparente, garante melhores condições de calor e umidade.

Mergulia: É um método semelhante a estaquia. Só que na mergulhia você vai dobrar um broto da árvore, próximo ao solo, curvando-o até uma cova previamente aberta, ou ainda dentro de um vaso ou lata contendo terra misturada em composto orgânico. Coloque terra sobre a parte do broto curvada dentro do vaso, tendo o cuidado de deixar a ponta do broto fora do vaso. De 15 em 15 dias faz-se um pequeno corte na parte do broto entre a árvore e o vaso, até a secção total da muda. Com um mesmo broto pode-se fazer mais de uma muda, em uma única operação, basta que o broto tenha flexibilidade suficiente. (fonte:Afitema)


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

31 respostas para “Cultivo da Alfazema”

  1. Avatar de ligia
    ligia

    Qual a diferença entre alfazema e lavanda? Parecem bem diferentes, mas ouço as pessoas falarem como se fossem a mesma planta…

  2. Avatar de Flávio
    Flávio

    alguém poderia me indicar onde adquirir mudas de alfazema?

  3. Avatar de Flávio
    Flávio

    alguém poderia me indicar onde adquirir mudas de alfazema?

    Gratíssimo.

  4. Avatar de Joao Barros
    Joao Barros

    Pretendo extrair óleo e fazer colonia a partir de lavanda selvagem que se encontra em abundância em Portugal; também iniciei a plantação de lavanda a partir de estacas obtidas de plantas selvagens.

    Agradeço indicação de livros ou textos qu ensinem como fazer.

    O meu mail é [email protected]

    Obrigado

    João

  5. Avatar de adenilson
    adenilson

    minhas alfazema estão secando , notei qu e a raiz esta com aparencia de podre com manchas brancas . existe algum remédio para ela que seja natural

  6. Avatar de Fernando Braga
    Fernando Braga

    Meu e-mail é: [email protected]

  7. Avatar de Fernando Braga
    Fernando Braga

    Olá Antônio! Comercializo mudas de Mirra! Caso tenha interesse entre em contato comigo!

  8. Avatar de Antonio
    Antonio

    Gostaria de saber onde posso adquirir muda de MIRRA.

    1. Avatar de Valeria
      Valeria

      Eu peguei um galho na rua e plantei. Ela pega super bem. Não sei se mora em SP, mas eu achei na Cobasi.

  9. Avatar de Tasiana Remor
    Tasiana Remor

    Olá!!
    Está sendo maravilhoso pesquisar sobre lavanda, mesmo com a dificuldade de encontrar referências bibiliográficas sobre o cultivo.
    Estou desenvolvendo um projeto, com o objetivo de incentivar o cultivo.
    Espero que mais pessoas se interessem pelo asssunto.
    Procuro mais informações sobre o cultivo de lavada, qualquer material enviado será muito bem vindo.
    Obrigado

  10. Avatar de Tasiana Remor
    Tasiana Remor

    olá!!
    Estou pesquisando sobre estaquia de Lavandula dentata, gostaria de receber informações sobre o assunto.
    E tbém sobre o uso da lavandula dentata na região.
    Obrigado