Como é feito o sal e tipos usados na culinária

O sal é um produto natural retirado da natureza, encontrado em minas subterrâneas, Superfícies de locais secos que existiam mares ou lagos de águas salgadas que secaram, e do mar por meio de evaporação natural das águas em partes rasas ou por evaporadores. Depois processado para limpar as impurezas, fica pronto para o consumo.

O sal é um produto até agora considerado inesgotável em nosso planeta pela grande quantidade das reservas em locais secos e na imensidão de águas salgadas. Milhões de toneladas são processados anualmente no mundo todo, destinados para indústrias, como nos detergente e sabões, na alimentação em geral, na produção de hidróxido de sódio, cloro, hidrogênio e indiretamente ácido clorídrico por eletrólise e milhares de outros produtos.

Tipos de sal: Sal grosso para indústrias químicas e têxteis; sal moído para a pecuária e degelo; e sal refinado como condimento na alimentação humana.

Tipos de extração do sal:

Evaporação e concentração da salmoura por evaporação da salmoura de NaCl em instalações de duplo e simples efeito. Nas plantas deste processo, que incluem a produção conjunta de carbonato de sódio a fonte do vapor necessário é, na quase totalidade, obtido por um recuperador de vapor, dos líquidos quentes provenientes da fabricação de carbonato de sódio.

Decantação e centrifugação dos cristais obtidos de cloreto de sódio, quando a suspensão de cristais obtida é decantada e separa-se a fase líquida (“águas mães”). A fase mais densa é centrifugada, sendo separadas as restantes águas mães e obtém-se o cloreto de sódio úmido, com teor de água de 2 a 3%.

Secagem e peneiração do sal quando a secagem em leito fluidizado e a obtenção de granulação adequada por peneiração alimentam o processo de embalagem e o carregamento a granel do produto acabado.

O maior deserto de sal do mundo fica na Bolívia: Salina de Uyuni que tem 10.582 quilômetros quadrados e fica em Potosí e Oruro a 3.656 metros acima do nível do mar e ao lado da Cordilheira dos Andes.

No Brasil, o Rio Grande do Norte é o Estado que produz mais de 95% do sal ou Cloreto de Sódio consumido internamente, as salinas ficam em Areia Branca, Macau, Areia Branca e Galinhos.

O consumo recomendado é de 4 a 5 gramas de sal por dia para cada pessoa e hoje a média é de 12 gramas.

Sal – Cloreto de sódio, cristalino, branco, usado na alimentação (fórmula NaCl).

Alguns tipos de sais, além do sal comum de cada dia, conhecidos na culinária:

Captura de Tela 2015-08-14 às 12.51.26Flor de Sal – São pequenos cristais retirados da nata ou coalho de sal.

sel-fumeFumée de Sel – É o sal retirado da camada superior da flor do sal e defumados a frio em barricas de carvalho.

Captura de Tela 2015-08-14 às 12.59.35Sal de Maldon – Sal integral natural produzido no mar de Inglaterra.

Sal rosa himalaiaSal Rosa dos Himalaias – Sal Cor-de-rosa do Himalaia que tem mais de 300 milhões de anos. São extraídos a mão de um local montanhoso que era um oceano da era pré histórica que chegava até as montanhas do Himalaia, hoje seco. A cor é pelo elevado índice de minerais presentes no sal.

???????????????????????????????Sal vermelho Havaiano (Alaea Hawaiian) – Sal não refinado e de cor avermelhada que tem vestígios de argila purificada rica em minerais e de sabor adocicado e usados para salgar carnes assadas ou grelhadas.

Captura de Tela 2015-08-14 às 13.23.40Sal preto Havaiano – De cor preto acetinado pela presença de carvão ativado produzido na ilha Molokai e muito usado para tempero de mariscos e aves.

Sal rosa peruanoSal Rosa Peruano – Retirado na base dos andes do Peru que no passado era banhado mar que secou. O produção ainda hoje é manual como era feito por mais de 2 mil anos.

sale-kala-namakSal Kala Namak ou sal negro indiano – Com cheiro de gemas de ovos e largamente usado na culinária vegetariana indiana para dar sabor natural de ovos.

Captura de Tela 2015-08-14 às 13.38.31Sal de flocos do Rio de Murray – Cristais coloridos de sal da Austrália com gosto suave e derretem rapidamente.

Captura de Tela 2015-08-14 às 13.41.45Sal de Chipre – Flocos com formato de pirâmide e largamente usado por chefs de cozinha do mundo todo.

Foto de salinas de Waldemar Niclevicz .

Video mostrando a extração de sal e como é preparado para consumo.

 


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Como é feito o sal e tipos usados na culinária”

  1. Avatar de Neuza Genovesi Berto
    Neuza Genovesi Berto

    Fantástico, adorei! O Globo Mar é maravilhoso. Aprendi muito com esses videos. Ter conhecimento da procedência, da matéria prima, das coisas que consumimos é muito bom, eu gosto. Foi uma reportagem excelente, parabéns!

  2. Avatar de Edith
    Edith

    Interessante, obrigada pelo ato de dividir conhecimento.

  3. Avatar de Maria Celia da Silva Ormeneze

    Boa tarde,

    Muito bem, aprendi muito mais. Isto é que eu chamo de riqueza. Este conhecimento ninguém me tira.