Visite a 30ª Festa Nacional da Uva

A 30ª Festa Nacional da Uva e 24ª Feira Agroindustrial acontece justamente no ano em que o Brasil vai sediar, pela segunda vez, uma Copa do Mundo, reafirmando assim, o orgulho de ser caxiense, gaúcho e brasileiro, de nascimento ou por convicção. Tão soberana quanto a uva, é a diversidade de seus frutos. Venha ver e viver essa experiência. De 20 de fevereiro a 9 de março, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

 

Conhecer o passado é fundamental para construir o futuro. A cada dois anos, Caxias do Sul afirma suas tradições, seu orgulho e seu respeito por aqueles que, por meio de seu trabalho, fé e superação das diferenças, construíram uma cidade próspera.

É a Festa Nacional da Uva que toma conta da metrópole e do seu povo. A Pérola das Colônias é resultado da soma de inúmeras memórias, cuja essência está enraizada de vivências e emoções, da pluralidade e do trabalho de muitos.

Na Alegria da Diversidade, o tema da Festa Nacional da Uva 2014 conta e canta essa mensagem para todo o país. Um casal de imigrantes traduz os valores e os ideais daqueles que, ignorando as dificuldades, construíram uma nova pátria. O homem com a enxada sobre os ombros contempla o horizonte, o futuro, a partir do trabalho; enquanto a mulher com o filho ao colo evoca a geração da vida, a família. É resgatando sua história e projetando o futuro que o Monumento Nacional ao Imigrante olha para a cidade. Em 2014, o marco da reconciliação étnica e cultural do país celebra 60 anos e é homenageado por seus descendentes.

As videiras cultivadas tem origem americana (América do Norte) ou europeia (incluindo a Ásia Ocidental).

As variedades de origem americana apresentam características de tipicidade de aroma e sabor que se prestam para elaboração de vinhos de mesa (ditos comuns), vinagre, sucos, consumo in natura e geleias. Destacam-se a Vitis bourquina e a Vitis labrusca, esta incluindo uma série de variedades, como a Bordô e Niágara.

As variedades europeias e da Asia Ocidental pertencem a espécie Vitis vinifera e apresentam grande qualidade para produção de vinho (dito fino), passas de uva e consumo in natura. Apresentam milhares de variedades, resultantes de cruzamentos naturais e da seleção humana, as quais são típicas conforme o país e região de origem. (Ex.: Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Touriga Nacional, Itália, Sangiovese, Carmenère…)

Existem também variedades híbridas, resultado do cruzamento de espécies americanas com a europeia. Nesta seleção se busca, em linhas gerais, o casamento da rusticidade das americanas com a qualidade enológica das europeias.

Conheça as variedades de uvas cultivadas na região!

Vídeo e degustação com duração de 30 minutos.
Segunda a sexta: 15h30
Sábado e domingo: 15h30, 17h e 19h.
Agendamento de grupos (54)3290-3800
Gratuito e com direito a brinde!

Visite o site oficial da festa da uva